19/04/2024 15:02:33

Saúde
18/04/2018 07:38:00

Cientistas identificam genes que podem causar a depressão


Cientistas identificam genes que podem causar a depressão

Existem cerca de 80 genes que podem servir como gatilhos para o desenvolvimento de uma depressão. A descoberta foi realizada por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e publicada em estudo no periódicoNature Communications.

A pesquisa foi financiada pela Fundação Wellcome, que liberou um fundo com o objetivo de entender melhor a depressão e suas causas. Os pesquisadores começaram analisando o código genético de 300 mil pessoas para encontrar as partes do DNA que poderiam estar relacionadas à depressão. Em seguida, examinaram as informações coletadas pelo banco de dados genéticos da empresa 23andMe — isso com a permissão dos clientes que forneceram os dados.  

Dezenas dos genes analisados são importantes para o funcionamento das sinapses, zonas que conectam os neurônios de forma que possam propagar o impulso neural por todo sistema. "O estudo identifica os genes que têm potencial para aumentar nosso risco de desenvolver uma depressão, servindo como evidência de que a doença também é um distúrbio genético", apontou David Howard, pesquisador que coordenou o relatório, em anúncio.

Leia também:
+ Vício em tecnologia pode estar ligado a quadros de depressão e ansiedade
+ O recado de Stephen Hawking para quem sofre de depressão

"A depressão é uma condição comum e muitas vezes extrema que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo", afirmou o professor Andrew McIntosh, pesquisador do Centro de Estudos Clínicos da Ciência Cerebral da Universidade de Edimburgo. "Essas descobertas nos ajudam a compreender melhor as causas da depressão."

Segundo Howard, essas descobertas são essenciais para que os cientistas entendam as causas da depressão e, dessa forma, possam aprimorar os tratamentos para tornar a vida das 322 milhões de pessoas no mundo afetadas pela doença um pouco melhor.

revista galileu



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News