Após sacar dinheiro em um caixa eletrônico de uma agência bancária, três pessoas acusadas de aplicar golpes utilizando cartões furtados de vitimas idosas, foram presas neste sábado (14), no Jaraguá, parte baixa de Maceió. A ação foi realizada por Policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit).

Conforme o com o coordenador da Oplit, agente Alfredo Presser, os agentes foram acionados para averiguar uma possível ocorrência, onde os acusados estavam em atitude suspeita.

Os policiais aguardaram um dos suspeitos sair da agência e entrar em um veículo Fiat Palio, placa QFP-9467, do estado da Paraíba, para então abordar os suspeitos.

Dentro do carro estavam Severino Dias da Silva de 41 anos, Flaviana Pereira da Silva, 29, e Fabrício da Silva Pereira, 30, em associação para o cometimento da ação fraudulenta. No momento da abordagem nenhum dos autores apresentou resistência e confessaram a ação criminosa.

Depois da prisão dos acusados, os policiais iniciaram uma série de diligências para tentar localizar as vítimas do golpe. A mais recente foi um cidadão residente no bairro da Ponta da Terra. “Nos deslocamos até sua residência e, mesmo ainda sem sua constatação, informamos que ele teria sido vítima de um golpe, e que os autores teriam sacado um valor de R$ 500,00 de sua conta sem que ele soubesse”, destacou o coordenador da Oplit.

Após retirar um extrato a vítima constatou o saque e reconheceu os elementos que o abordaram em outra agência, situada no bairro do Farol.

Os policiais da Oplit se deslocaram com os presos para a pousada onde os criminosos estavam hospedados, no bairro do Santos Dumont, para constatar se havia algum outro produto do golpe no quarto onde os três estavam.

Eles revelaram à polícia que agiam sempre em horário após o expediente bancário, e colocavam um equipamento para impedir que o idoso fizesse a utilização do caixa eletrônico. “Neste momento aparecia um integrante do grupo e oferecia “ajuda” à vítima. De dentro da agência mesmo faziam uma ligação falsa onde um membro da quadrilha atendia para “solucionar” o problema, e a pessoa passava todos os dados, tornando-se vítima do grupo”, explicou Alfredo Presser.

Após reunir o material do crime, tais como cartões de vítimas, frente falsa de terminal de atendimento, maquinetas para cartão, vítima, filmagens e comprovação de saque indevido, os policiais encaminharam os acusados para a Central de Flagrantes 1, no bairro do Farol, para a realização dos procedimentos cabíveis.

Na Central, a equipe plantonista, coordenada pelo delegado Rubens Martins, confeccionou o auto de prisão em flagrante dos três por furto mediante fraude. Todo material usado no crime e o veículo foram apreendidos.

A Polícia Civil deverá aprofundar as investigações dos três acusados para identificar possíveis outras ações criminosas cometidas pelo grupo.