26/04/2024 23:35:59

Alagoas
13/04/2018 12:39:00

Governo aposta em reunião com militares nesta sexta para fechar acordo


Governo aposta em reunião com militares nesta sexta para fechar acordo

s 14h desta sexta-feira (13), representantes de associações de militares de Alagoas vão se reunir com o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Fabrício Marques, com quem pretendem debater a possibilidade de um acordo com o governo estadual e, com isso, suspender a "Operação Padrão" deflagrada nessa quarta (12). Caso não haja um entendimento, os militares vão seguir reduzindo a oferta de serviços à população alagoana, como forma de pressionar o Estado a atender a principal reivindicação da categoria: o realinhamento salarial dos oficiais.

De acordo com a coronel Camila Paiva, da Associação dos Bombeiros Militares de Alagoas (ABMAL), os militares foram informados sobre a reunião durante uma conversa do secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, com representantes das entidades de classe. Segundo ela, os líderes foram informados da intenção do governo em melhorar a proposta discutida inicialmente.

"A gente não vai recuar com a Operação Padrão. Ao longo dos últimos dois anos, sentamos para conversar por diversas vezes, mas não obtivemos avanço por parte do governo. Portanto, esperamos que, na reunião desta sexta-feira, o governo apresente algo de fato bom para a tropa", explicou a coronel, lembrando também a possibilidade de aquartelamento já a partir das 19h desta sexta. 

À Gazetaweb, a coronel explicou que, apesar de a reunião ter sido confirmada, os militares vão seguir com a Operação Padrão. "Nada muda. Após esta reunião é que iremos apresentar uma possível proposta do governo aos militares", emendou a oficial, ressaltando que, durante o ato dessa quarta-feira, militares de diversos municípios alagoanos vieram a Maceió para engrossar a manifestação.

No centro da discussão da paralisação dos militares está o realinhamento salarial dos oficiais. De acordo com o presidente da Associação de Cabos e Soldados, cabo Wellington, a categoria quer a isonomia do teto dos coronéis, equiparando o valor ao dos delegados - que, hoje, recebem salário de R$ 29 mil - e permitindo o escalonamento, a partir deste teto, até os oficiais de posto mais baixo na corporação.

 

Militares se mobilizaram à porta do Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió

FOTO: AILTON CRUZ / GAZETA DE ALAGOAS

O que é a Operação-Padrão

Com a "Operação-Padrão", os militares desenvolvem as atividades de praxe apenas quando tudo se encontra dentro do que preconiza a lei, dispondo rigorosamente de todos os equipamentos de trabalho. Uma das exigências, por exemplo, diz respeito às viaturas, que devem estar com a manutenção em dia. Em 2015, os militares deflagram uma operação semelhante, causando apreensão entre os alagoanos, em virtude da propagação de boatos sobre arrastões na capital.

Conforme o cronograma aprovado pelos militares, a categoria decidiu suspender a Força Tarefa a partir de 0h desta quinta-feira (12), iniciando o acampamento em frente à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Já nesta sexta-feira (13), ficou decidido que a tropa deve aquartelar a partir das 19h, pelo período de 24h, interditando o Porto de Maceió e retirando a brigada de incêndio do Corpo de Bombeiros do Aeroporto Zumbi dos Palmares, entre outras ações. 

gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News