26/04/2024 23:36:52

21/11/2008 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Antonio Aragão

 

 

Faleceu no ultimo dia 12 de novembro (quarta feira) no Hospital do Açúcar, em Maceió de falência múltipla dos órgãos, a senhora Helena Bahia Maia Gomes, que no ultimo dia 20 de agosto completou 100 anos de idade, e que em vida registrou seu nome na história de União dos Palmares, legando a posteridade um exemplo de vida, cidadania, e honestidade em ações e caráter.

 

Viúva do saudoso agropecuarista Benon Maia Gomes com quem teve oito filhos, após seu falecimento, dirigiu à famosa Fazenda “Anhumas”, encravada as margens da lendária “Serra da Barriga”, e foi responsável pela disseminação da raça bovina “guzerat” em Alagoas, oriunda da Holanda. Legou à posteridade um exemplo de mãe, e a sociedade de uma mulher que apesar haver nascido no século passado, soube acompanhar o desenvolvimento e a modernidade.

 

Foi na sua querida “Anhumas”, local bucólico cercado de verde que consentiu as filmagens do consagrado “Joanna a Francesa” estrelada por Jeanne Mourau e Pierre Cardin, além de grande elenco, todos famosos. O escrito a seguir bem retrata sua vida:

 

Mensagem final

 

“Uma feminista no pensar e no agir. Mulher de fibra que nunca se abateu perante a vida. Reservada em seus modos, generosa e discreta diante dos desacertos alheios, otimista no seu posicionamento face às dificuldades. Dois oito filhos criados vieram às gerações de netos, bisnetos e trineta, aptos a honrarem sua memória.

 

D. Helena – uma matriarca moderna que, para mim, será um exemplo de força. Nos meus momentos de fraqueza, busco através de sua imagem a energia serena de enxergar a vida como ela é e, mesmo assim, de vivê-la com satisfação e plenitude. Meu orgulho e admiração serão eternos como à senhora será na minha lembrança e na de tantos que souberam reconhecer suas peculiaridade de uma grande mulher.

 

Formidável! como gostava, ela própria de exclamar.

 

Com carinho, de sua neta, Adriana”.

 

Nota da Editoria:

 

Associamos-nos a família Bahia neste momento de saudades pelo passamento da senhora Helena Bahia Maia Gomes, a quem em vida, tivemos o privilegio de conhecê-la, e admira-la.


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News