25/04/2024 10:39:53

20/11/2008 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

Antonio Aragão com Oliveira (colaborador)

 

 

Nesta quinta-feira - Dia Nacional da Consciência Negra -, a programação na Serra da Barriga começou bem cedo, às 4h30 da manhã, com oferenda aos ancestrais palmarinos. Às 7h, houve a Corrida Zumbi dos Palmares e, em seguida, o encontro dos Griots (contadores de histórias) e dos Ogãs (membros do candomblé).

Às 8h30, uma salva de tiros, seguida da colocação de coroa de flores no Monumento a Zumbi e da apresentação da Orquestra de Berimbau. Lideranças negras, Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, e Areski Freitas, prefeito de União dos Palmares, fizeram pronunciamentos. A partir das 10h, aconteceu à apresentação teatral do grupo Malungos do Ilê, de uma performance do Grupo de Dança Afro Muzimba e do Afoxé Odô Yá, a exemplo de membros do barracão Mãe Rita de Arapiraca. No platô da serra, vários grupos de Capoeira se exibiram para turistas, visitantes e membros do governo de Alagoas, como o secretario estadual de Cultura, Osvaldo Viegas, e a representante da Fundação Palmares, a socióloga Eliana Borges e autoridades locais.

À tarde, um desfile militar deu seqüência as comemorações dos 313 anos de morte de Zumbi dos Palmares. A apresentação de membros da Polícia Militar ocorreu na Avenida Monsenhor Clovis Duarte. Já por volta das 20h na Praça Basiliano Sarmento, a baiana Margareth Menezes faz show no palco central. Ela que vem sendo anunciada pelos organizadores do evento neste município como principal atração musical deste 20 de novembro.

 

Amanhã dia 21, a partir das 19h30, ainda na Praça Basiliano Sarmento, haverá outra série de shows com as bandas Isergoria, Estuário Mundaú Beat, Raízes de Zumbi, Thiago Correia e Comunidade Quilombola e do cantor Adão Negro, de Salvador, e da cantora carioca Sandra de Sá. Já na noite de 22 de novembro, a programação será encerrada com as apresentações Grupo de Dança Afro Muzinga, da União DMC`s, das bandas Afro Zumba e Escrúpulo Douda, além da cantora carioca Sandra de Sá.

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, vai participar das atividades da manhã do sábado dia 22, ao lado do governador Teotônio Vilela e da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, na Serra da Barriga. Lá haverá a apresentação do grupo de afoxé Odô Yá.

Os eventos organizados no município durante a Semana da Consciência Negra estão sendo realizados pela prefeitura, em parceria com o Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares. O projeto conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Fundação Cultural dos Palmares e apoio da Universidade Federal de Alagoas, Sebrae, Governo do Estado e da Nova Schin.

“A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em União dos Palmares é uma grande oportunidade para promover o resgate cultural do nosso povo e de elevar a auto-estima coletiva do município. Alagoas é o único estado brasileiro que tem dois representantes heróicos no Livro do Tombo, do governo federal: Zumbi dos Palmares e o Marechal Deodoro. E isso tem de ser motivo de grande orgulho para todos os alagoanos”, afirma Zezito Araújo, secretário do Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, mencionando que, pela primeira vez depois de anos, foi a Prefeitura de União dos Palmares que conduziu o processo das comemorações realizadas na região durante a semana da Consciência Negra.

“O Dia Nacional da Consciência Negra se tornou uma boa oportunidade de geração de renda para o município. Contudo, queremos aproveitar melhor esse potencial estruturando um roteiro turístico para a região que já atrai inúmeros visitantes interessados em desvendar a história do Quilombo e de Zumbi dos Palmares”, conta o prefeito Areski Freitas.

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News