19/04/2024 19:40:15

18/11/2008 00:00:00

Municipios


Municipios

Na quarta-feira (19), às 9h30, no município de Santana do Mundaú, em Alagoas, será lançado o Arranjo Produtivo Local (APL) de Laranja no Vale do Mundaú. O APL vai abranger os municípios de Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Lage e Ibateguara, beneficiando cerca de 480 famílias.

O objetivo do APL é promover o desenvolvimento sustentável em pequenas propriedades da agricultura familiar com o cultivo de laranja, possibilitando o acesso ao mercado, gerando novas oportunidades de ocupação e renda. O arranjo passará a fazer parte do conjunto de 14 APL que integram o Programa de Desenvolvimento para Territórios e Arranjos Produtivos Locais de Alagoas (PAPL), desenvolvido pelo governo de Alagoas, por meio da Seplan, e pelo Sebrae/AL.

O Vale do Mundaú possui características naturais que favorecem o desenvolvimento da fruticultura. A quantidade de chuvas que atinge a região anualmente propicia uma irrigação natural e torna o solo o mais adequado para esse tipo de cultura. De acordo com Leila Lima, gestora do APL pelo governo do Estado, o Vale do Mundaú produz anualmente cerca 150 mil toneladas de laranja; só no município de Santana são 120 mil.

Cristina Loureiro, gestora do arranjo pelo Sebrae/AL, conta que o foco do projeto será a produção de laranja lima: "90% da produção da região é de laranja lima e queremos aproveitar a vocação natural para transformar a fruticultura em um negócio sustentável", afirmou.

Parte das famílias que trabalham com a produção de laranja já consegue ter como cliente o governo do Estado. Eles vendem para hospitais, escolas e outras instituições públicas através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O programa do governo federal que apóia o desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda.

A maior parte dos produtores está organizada em associações e uma das propostas do APL é reuni-los em cooperativa, para formalizar a comercialização e criar novas oportunidades de mercado. "O Sebrae quer incentivar essa formalização porque acredita que esse é o melhor caminho para o crescimento dos produtores que fazem parte do APL", reforça Cristina Loureiro.

Ações do novo APL

Nos dias 25 e 26 de novembro, será realizada uma oficina de planejamento para definir as ações do APL Laranja para o ano de 2009. Na oportunidade, parceiros e produtores irão se reunir para traçar metas e definir as responsabilidades de cada parceiro, esclarecendo inclusive valores a serem investidos nas ações.

Fonte: Sebrae-AL



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 32
Notícias Agora
Google News