16/04/2024 17:42:22

Justiça
03/04/2018 07:38:00

Pedido de vistas adia julgamento do prefeito Flávio Almeida


Pedido de vistas adia julgamento do prefeito Flávio Almeida
Prefeito Flávio Almeida

O julgamento do prefeito de Pão de Açúcar, Flávio Almeida (MDB), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), nesta segunda-feira, 2, foi adiado mais uma vez. 

Isso porque o desembargador substituto José Donato de Araújo Neto resolveu pedir vistas do processo.

Depois de ouvir os posicionamentos dos advogados de defesa e do impetrante da ação, o relator do caso, desembargador Orlando Rocha Filho, contrariou a sentença proferida pelo juiz de primeira instância, Edivaldo Landeosi, e da recomendação do Ministério Público Eleitoral.

Rocha Filho votou favorável a permanência do prefeito no cargo. O desembargador Pedro Augusto acompanhou o voto da relatoria.  

No entanto, o desembargador Paulo Zacarias se manteve na mesma linha do juiz de primeira instância votando contrário a permanência do atual gestor à frente da prefeitura de Pão de Açúcar. 

O desembargador José Donato de Araújo Neto substituiu nesta sessão o desembargador Gustavo Mendonça.  Ainda não há uma nova data para a retomada do julgamento.

O caso

O prefeito, Flávio Almeida, está no cargo aguardando o julgamento de recurso à sentença de cassação do mandato em primeira instância por abuso de poder econômico durante a campanha de 2016.

A cassação do mandato e perda dos direitos políticos por oito anos atinge, também, o vice-prefeito, Clayton Farias Pinto, e foi proferida a 30 de junho do ano passado pelo juiz Edivaldo Landeosi, da 11º Zona Eleitoral, no bojo da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0000390-15.2016.6.02.00011. Na mesma sentença, o magistrado anula o pleito de 2 de outubro de 2016 em Pão de Açúcar e determina a realização de novas eleições.

A AIJE foi proposta pelos candidatos derrotados na votação de dois anos atrás, Eraldo João Cruz Almeida e Edson Lira Rodrigues – candidatos a prefeito e vice, respectivamente, e pelo Partido Social Democrático (PSD), pelo qual concorreram ao pleito – , antes mesmo da diplomação dos vencedores.

Com base nas denúncias e nas investigações feitas, ficou comprovado, de acordo com o magistrado, o abuso de poder econômico por parte do prefeito ao longo da campanha mediante a utilização do Instituto Paulina, uma entidade por ele fundada em 2007 mas cujas atividades se intensificaram cerca de um ano antes da eleição.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News