18/04/2024 18:43:16

08/06/2007 00:00:00

Interior


Interior

O deputado federal Carlo Alberto Canuto (PMDB) se reuniu no último dia 24 com o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, em Brasília, para discutir a prioridade de alguns municípios alagoanos se inserirem no Programa de Inclusão Digital, bem como a habilitação de rádios comunitárias. A iniciativa foi feita através do edital de chamada nº 1/2006-MC, que tornou público a realização da seleção de prefeituras de todo país, para executar a descentralização do Programa Federal de Inclusão Digital para instalação de telecentros.

Vendo a necessidade de muitos municípios alagoanos aderirem às facilidades dos meios de comunicação, o que possibilita a divulgação de interesses locais do município, com o intuito de integrar socialmente crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência, o deputado deu prioridade a algumas cidades onde há maior urgência na criação dos telecentros e habilitações de rádios comunitárias.

O telecentro é um ambiente voltado para a oferta de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios, estimulando à criação de novos empreendimentos. Servindo para aproximar instituições e a sociedade em geral.

"Dei prioridade a implantação dos telecentros em alguns municípios pela precisão que os mesmos têm para atender as solicitações da população, que é investir mais no potencial e qualidade de vida dos moradores", enfatizou Canuto.

Para ele era importante que fossem habilitadas rádios comunitárias de instituições e associações dos municípios que já prestam algum tipo de serviço às suas comunidades. Ainda para Carlos Alberto Canuto, o objetivo de um veículo de comunicação da comunidade é oferecer um espaço para aqueles que não têm acesso à imprensa. "A rádio comunitária tem o papel de divulgar assuntos de interesses da cidade ou do bairro, de reuniões que beneficie a população e a divulgação de assuntos relacionados à saúde, educação, esporte e cultura", disse o deputado.

Ao final da reunião, o Ministro Hélio Costa se comprometeu a atender as solicitações até o final do mês de junho, quando acontece o próximo aviso de habilitação, bem como a liberação de recursos para a implantação dos telecentros. Vale lembrar que não será garantida a implantação desses serviços em todas os municípios solicitados, mas aqueles que se encaixam nas normas exigidas pelo Ministério das Comunicações.

Os municípios contemplados com os telecentros receberão kit de móveis e kit de computadores, com infra-estrutura de rede lógica e de sistemas, instalação de softwares livres a serem utilizados nos computadores, programas informatizados de gestão do telecentro e disponibilização da padronização visual interna e da fachada da Unidade a ser montada.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News