26/04/2024 16:06:44

Geral
30/03/2018 12:04:00

Saiba o que é a síndrome da bunda morta


Saiba o que é a síndrome da bunda morta

Se você é o tipo de pessoa que passa muito tempo sentada e não pratica exercício físico, talvez esteja incluída num determinado grupo da população, que detém a síndrome da bunda morta .

O termo pode parecer estranho, mas como explicou o 'IG', a síndrome está diretamente ligada ao sedentarismo, no glúteo médio , responsável pela abdução e extensão do quadril e também pela rotação interna do fêmur.

+ Rinoplastia: especialista esclarece sete mitos e verdades

O não fortalecimento do músculo, faz com que ele comece a perder força e parar de funcionar corretamente, causando dores e, com isso, a síndrome .

Segundo o Dr. Pablis Braga, médico do esporte do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, os glúteos têm como função auxiliar na estabilidade da posição em pé e, com a perda dessa firmeza, outras regiões do corpo passam a ser afetadas.

“Com os glúteos mais fracos, outros músculos do quadril e da coluna terão que fazer este papel. E, com certeza, não conseguirão com tanta eficiência”, explica.

Sintomas

O médico Nemi Sabeh Junior, coordenador do Centro de Medicina Esportiva do Hospital Samaritano Higienópolis, explica que o principal sintoma do defeito mecânico do glúteo médio é a dor no joelho e, algumas vezes, na virilha.

Outro sinal associado ao problema é a existência de dores lombares. “Uma das situações mais comuns é a falta de força ao se levantar, dor durante grandes esforços e a sensação da perda de força ou câimbras”, completa o Dr. Pablius.

Tratamento

Para descobrir a doença, pode ser feito realizar o exame de eletroneuromiografia, que analisa a função dos nervos e dos músculos ou o dinamômetro, um aparelho que mede a força do músculo em movimento

Depois do resultado positivo, uma das etapas do tratamento envolve a mobilização neural, que é um conjunto de técnicas aplicadas para restaurar a elasticidade e o movimento do tecido do corpo e, dessa forma, fazer com que volte a funcionar normalmente. Após essa etapa, os exercícios de resistência no glúteo devem ser retomados.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News