19/04/2024 16:55:39

08/06/2007 00:00:00

Política


Política

A liminar que cancelou a eleição em Estrela de Alagoas foi cassada, agora há pouco, pelo desembargador Estácio Gama, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) e a eleição está acontecendo neste momento, de forma indireta, na Câmara Municipal.

O TRE entendeu que, segundo normas do Código Eleitoral, seria incabível a decisão que marcaria novas eleições no município sertanejo. Desde o dia 9 de maio, quando foi tomada a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato da então prefeita Ângela Garrote, que o município está sendo administrado pela presidente da Câmara, vereadora Geralda Ferro (DEM).

Ontem, pela decisão do juiz Galdino José Vasconcelos, a eleição indireta que estava marcada foi suspensa e havia sido remarcada uma nova eleição, para o dia 15 de julho, feita pela população.

Mandato

Ângela Garrote foi afastada do cargo por ter sido casada com o prefeito que a antecedeu, Antônio Garrote (falecido em 2005). Ela foi denunciada pelo candidato da oposição em 2004, Francisco José Sobrinho, que afirmou que Ângela teria forjado o divórcio para perpetuar a família no poder.

Na época, a prefeita afastada afirmou que está de fato separada desde 1999, e que a sentença do divórcio transitou em julgado em 2000, quando Antônio Garrote exercia seu segundo mandato. Assim, quando ela disputou as eleições de 2004, já estaria separada há cinco anos.

Acaba de ser encerrada a sessão da Câmara Municipal de Estrela de Alagoas, que elegeu o novo prefeito do município, de forma indireta. O prefeito eleito foi José Teixeira (PP), que era vice-prefeito da ex-prefeita Ângela Garrote.

José Teixeira concorreu sozinho ao pleito, em razão da renúncia do candidato da oposição Chico Fausto, minutos antes da realização da votação.

Teixeira conseguiu sete votos, sendo dois nulos. O resultado estava sendo esperado com muita expectativa pela população de Estrela de Alagoas.

Fonte - www.alagoas24horas.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News