19/04/2024 01:23:37

Mundo
27/03/2018 17:05:00

Reino Unido diz que paciência do mundo com Putin está acabando após ataque químico


Reino Unido diz que paciência do mundo com Putin está acabando após ataque químico

TALLINN (Reuters) - O secretário de Defesa do Reino Unido, Gavin Williamson, disse nesta segunda-feira que o mundo está alinhado à postura britânica quanto ao envenenamento de um ex-espião russo, e que a paciência com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está se esgotando.

O Reino Unido culpou a Rússia pelo ataque contra Sergei Skripal e sua filha Yulia com um agente nervoso de uso militar dos tempos soviéticos em 4 de março, recebendo o apoio da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e de líderes europeus.

O Kremlin negou qualquer envolvimento, e diz que Londres está orquestrando uma campanha anti-Rússia.

Durante uma visita à Estônia, Williamson disse que o apoio ao Reino Unido é "em si mesmo uma derrota para o presidente Putin".

"A paciência do mundo com o presidente Putin e suas ações está ficando bastante curta, e o fato de que inclusive na aliança da Otan, inclusive na União Europeia, as nações se posicionaram a favor do Reino Unido... realmente penso que esta é a melhor resposta que podíamos ter", disse ele aos repórteres.

"Sua intenção (do Kremlin), sua meta, é dividir, e o que estamos vendo é o mundo se unindo à postura britânica, e isso em si mesmo é uma grande vitória e envia uma mensagem excepcionalmente poderosa ao Kremlin e ao presidente Putin".

Na sexta-feira, Estados-membros da UE concordaram em adotar medidas punitivas adicionais contra a Rússia devido ao ataque contra Skripal, encontrado inconsciente com sua filha em um banco de Salisbury, cidade do sul inglês.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também está cogitando a expulsão de alguns diplomatas russos, disse uma fonte a par da situação no domingo.

Williamson ainda disse ter ficado surpreso e decepcionado com reportagens sobre propostas da UE de retirar o Reino Unido do sistema de navegação por satélite Galileo, parte das negociações da desfiliação britânica do bloco no ano que vem.

(Por David Marditste)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News