26/04/2024 23:35:24

Alagoas
23/03/2018 12:32:00

Trabalhadores despejados de terreno ocupam Praça dos Martírios


Trabalhadores despejados de terreno ocupam Praça dos Martírios

erca de 500 famílias ligadas ao MTST [Movimento dos Trabalhadores Sem Teto] ocupam a praça dos Martírios, no centro de Maceió, desde a madrugada desta sexta-feira (23). Os manifestantes alegam não ter moradia. Até a manhã dessa quinta-feira (22) o grupo ocupava um terreno de uma faculdade particular, no Tabuleiro dos Martins, mas foi retirado do local por determinação judicial. 

Desde o dia 10 de fevereiro o grupo montou acampamento no terreno desocupado.  "Há 40 anos o terreno está abandonado, sem ocupação social, que servia apenas para desova de animais e local para descarte de lixo de empresas vizinhas. Nós limpamos o local e ocupamos, mas ontem de forma truculenta nós fomos abordados pela forças armadas e pelo Poder Judiciário, onde alegaram que entraram com um pedido de reintegração, mas isso não aconteceu. A ordem judicial está com o nome de outro movimento e com outro endereço", contestou Silvânia Pinheiro, coordenadora geral do movimento.

 

Retirada do grupo do terreno no Tabuleiro dos Martins, na manhã da quinta-feira 

FOTO: HEBERT BORGES

"Na retirada, nos remanejaram para a praça Sinimbu, uma praça esquecida, e ainda quebraram muitas coisas nossas, tem muita família que perdeu o pouco que tinha", reclamou a coordenadora. 

O grupo não satisfeito com a praça Sinimbu, onde questionava ser uma praça de pouca visualização, fez o remanejamento do acampamento para a praça dos Martírios, em frente ao antigo Palácio do Governo. 

Agora, apelam ao governo pela concessão de um terreno ou de moradias.

Segundo a coordenadora geral do movimento, o grupo é composto por nativos de Maceió, de periferias das localidades do Clima Bom, Colibri, Santa Lúcia, Rosane Collor e Tabuleiro dos Martins. "São pessoas que não têm moradias dignas, que dividiam barracos com familiares, e todos nós queremos casa", completou Silvânia. 

A Gazetaweb aguarda posicionamento do Tribunal de Justiça sobre a contestação de a ordem de reintegração de posse ter chegado ao grupo com destinatário e endereço errados. 

Com gazetaweb



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News