26/04/2024 17:44:01

Mundo
16/03/2018 12:36:00

O que 7 anos de guerra brutal fizeram com a Síria


O que 7 anos de guerra brutal fizeram com a Síria

São Paulo – O dia 15 de março de 2011 ficará marcado para sempre para todo o mundo, especialmente os sírios: após a chegada da onda pró-democracia que a “Primavera Árabe” causou nos países do Oriente Médio e norte da África, era a vez da Síria se mobilizar e protestar por mudanças.

A reivindicação principal? O fim do governo de Bashar Al-Assad e uma transição democrática. No poder desde o início dos anos 2000, Assad ascendeu à presidência após a morte do seu pai, Hafez, que ocupava o posto desde 1970. As demonstrações, pacíficas, aconteceram na capital Damasco e em Daraa, mas foram violentamente reprimidas.

Em pouco tempo, a situação se transformou em uma guerra entre tropas pró-governo e insurgentes. As proporções dessa guerra só aumentaram e seus contornos se tornaram ainda mais complexos com a competição entre potências globais pelo futuro desse país. Hoje, seu território está retaliado, a população imersa em uma crise humanitária sem precedentes e não há qualquer sinal de que Assad deixará o poder.

Como está a Síria?

Sete anos depois do início do conflito, o cenário em território sírio é de destruição. 

Exame

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News