25/04/2024 11:39:24

Educação
15/03/2018 07:35:00

Inscrições do Encceja começam no dia 16 de abril; as provas serão aplicadas em agosto


Inscrições do Encceja começam no dia 16 de abril; as provas serão aplicadas em agosto

Foi publicado, nesta quarta-feira, o edital para as provas do Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, no Diário Oficial da União.

O texto detalha os procedimentos aos interessados em obter o certificado para os ensinos fundamental e médio. Qualquer pessoa que não concluiu um dos dois pode participar, desde que tenha 15 anos para pedir a certificação do ensino fundamental e 18 anos, para o médio.

Para Maria Inês Fini, a Presidente do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, essa oportunidade tem grande significado social.

Até então, a proficiência nas quatro disciplinas para cada nível de ensino podia ser emitida com as provas do Enem, mas agora somente o ENCCEJA fornece esse certificado.

No ano passado foram cerca de um milhão e meio de inscritos, mas 60% deles não participaram da prova. A presidente do Inep explica que isso gera custos e quem faltar esse ano, perde a gratuidade da inscrição, em outras edições do Exame.

Quem não tem ensino fundamental pode pedir, direto, a certificação para o ensino médio. E quem for aprovado nas quatro disciplinas das provas de ensino médio, pode também se inscrever para o Enem, para concorrer a uma vaga em universidade.

Segundo Maria Inês Fini, a data da aplicação das provas foi antecipada para agosto, justamente para que os participantes consigam o boletim de notas, a tempo para o Enem.

No ato da inscrição, o jovem ou adulto deve indicar a Secretaria Estadual ou instituto federal que deve fornecer a certificação, caso seja aprovado.

As provas, em todo o país, vão ocorrer no dia cinco de agosto e as inscrições serão no mês que vem: entre 16 e 27 de abril. Além da prova nacional, no dia 5 de agosto, a aplicação vai ocorrer nos dias 18 e 19 de setembro, para pessoas privadas de liberdade. Todos os detalhes estão no edital do exame, em portal.inep.gov.br

Agência Brasil

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News