20/04/2024 04:14:35

Geral
07/03/2018 13:07:00

Ministro da Saúde presta contas de sua gestão em audiência hoje


Ministro da Saúde presta contas de sua gestão em audiência hoje
Ministro Ricardo Barros

Está marcada para esta quarta-feira (7), a partir das 9h, a audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele deve prestar contas de sua gestão à frente da pasta, que assumiu no dia 12 de maio de 2016.

A audiência pública com o ministro foi anunciada pela presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), na reunião realizada na última quarta-feira (28).

Marta adiantou que um dos temas a serem tratados será a crise de desabastecimento de medicamentos para portadores de doenças raras. O tema também é considerado prioritário pelo presidente da subcomissão que cuida do assunto, senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Ele considera que o governo precisa ser mais assertivo no enfrentamento dessa crise.

O senador disse que tem se tornado comum, em diversos estados, casos de pacientes que morrem devido à falta de medicamentos. Ele defende uma ação coordenada entre diversos setores governamentais, para possibilitar a formação de estoques e a desburocratização nos processos de análise e aquisição desses remédios.

Mais Médicos

Outro tema que será tratado com o ministro será a diminuição da rede de atendimento do Programa Mais Médicos.

No último dia 21, a CAS aprovou relatório da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), apontando que em 2017 cerca de 8 milhões de brasileiros deixaram de contar com o atendimento de profissionais ligados ao programa. Isso porque caiu o número de cidades e de médicos atuantes.

- O Mais Médicos, que chegou a ter 18.240 profissionais, hoje tem menos de 16 mil. Antes atuava em 4.058 cidades, só que mais de 200 destes municípios estão sem atendimento atualmente - disse Lídice na ocasião.

No relatório, a senadora alerta para o fato de que a maior parte dos municípios que perderam o Mais Médicos estão entre os que têm os mais baixos índices de desenvolvimento humano (IDH) do país.

Agência Senado



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News