26/04/2024 15:08:06

Geral
06/03/2018 07:30:00

Em nota, Braskem nega responsabilidade com tremores ocorridos em Maceió


Em nota, Braskem nega responsabilidade com tremores ocorridos em Maceió
Tremor foi sentido em vários bairros

Após os episódios de tremores que ocorreram em alguns bairros de Maceió no último final de semana, profissionais de química e física utilizaram as redes sociais para se pronunciar a cerca do fato. De acordo com eles, o abalo sísmico sentido na capital, que provocou a abertura de crateras no solo e rachaduras em casas e edifícios, seria de responsabilidade da empresa Braskem.

Segundo os profissionais, trata-se de um "acomodamento perigoso de camadas das terras de superfície ocasionado por retirada da salgema, uma substância química semelhante à soda cáustica".

Eles afirmam que a ação executada pela empresa ao longo de décadas, teria provocado grandes ocos nas camadas profundas, resultando em desabamentos no subsolo. 

Um desses profissionais afirma que, em 1985, o professor e cientista Rogério Pinheiro, ex-reitor da Universidade Federal de Alagoas, afirmou em sala de aula que essa retirada contínua de salgema acabaria causando um grande terremoto em Maceió, prevendo que isso ocorresse em 2015. 

Em nota, a Braskem afirmou que, tão logo tomou conhecimento dos fatos externos, procedeu uma vistoria em suas instalações e não constatou nenhuma ocorrência ou anormalidade em suas operações. A indústria também informa que suas instalações e produção estão localizadas em uma área de pouca densidade residencial.

A assessoria do Instituto do Meio Ambiente (IMA) confirmou à Gazetaweb que uma reunião entre o órgão, a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas (Semarh) e Defesa Civil está sendo realizada para discutir a situação dos tremores. Os profissionais estão reunidos para verificar as informações que cada órgão possui, para, então, traçar uma linha de ação. O resultado do estudo, no entanto, não tem data para ser divulgado,

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News