28/03/2024 09:30:57

08/06/2007 00:00:00

Política


Política

O plano de trabalho de investigação dos contratos, medições e planilhas tem início após uma série de visitas de inspeção in loco nas obras da empreiteira em Alagoas, que começou na semana passada e terminou nesta terça-feira na barragem Duas Bocas, que integra o Sistema Pratagy, em Cachoeira do Meirim, e na Macrodrenagem do Tabuleiro do Martins. As duas obras continuam paralisadas.

A frente de trabalho da auditoria que vai apurar as condições das obras e dos contratos da Gautama é formada pelo corpo técnico da Controladoria e da Seinfra, com apoio de engenheiros, advogados, economistas e contabilistas do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Para o controlador-geral, Alexandre Lages, que também esteve ontem nos locais das obras, até o momento não dá para antecipar qualquer resultado da auditoria, pois todo material colhido ainda será analisado pelos vários módulos que compõe a auditoria mista.

“É muito prematuro antecipar qualquer resultado. Com certeza, se houver qualquer tipo irregularidade a Procuradoria Geral do Estado vai agir, inclusive para ressarcimento de qualquer prejuízo ao Estado”, afirmou. A comissão tem até o próximo dia 2 de julho para apresentar o relatório do trabalho.

De acordo com a diretora de Controle Financeiro da Controladoria e coordenadora da auditoria mista, engenheira Rosa Tenório, a dificuldade de obtenção da documentação para análise é grande, pois boa parte do material foi levada pela Polícia Federal, durante a Operação Navalha. “Mas além da coleta de material in loco, ainda temos documentos obtidos no Siafem (sistema de informação financeira do Governo Federal em Estados e Municípios), no Tribunal de Contas da União e de auditorias anteriores, que devem esclarecer as dúvidas. O que queremos é chegar a um relatório final e ajudar o governo a tomar uma decisão”, afirmou.

Inspeção e Exército

As visitas às obras suspeitas da Gautama começaram na sexta-feira passada, quando a equipe interdisciplinar da auditoria fez a inspeção das obras da Adutora de Usos Múltiplos, em Olho d’Água do Casado, que se encontra inacabada; a um dos sistemas de abastecimento da adutora do Alto Sertão e à Estação de Tratamento de Água Barragem Leste, em Delmiro Gouveia.

Também na semana passada, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro - reforçando uma segunda auditoria adotada pelo governo de Alagoas – enviou uma equipe de oficiais especialistas para buscar soluções técnicas de apoio ao governo nas obras da barragem de Duas Bocas, e da Macrodrenagem, no Tabuleiro do Martins.

Dois generais e um coronel fizeram visitas de inspeção ao longo da semana, junto com técnicos da Seinfra, engenheiros do Crea e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf); representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Defesa Civil estadual e municipal e lideranças da comunidade. Na ocasião, os oficiais sobrevoaram a área das obras questionadas e foi feito também um levantamento completo de fotos e imagens que devem compor os relatórios.

Fonte: Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News