29/03/2024 05:24:17

Saúde
01/03/2018 07:37:00

9 fatores que danificam o fígado


9 fatores que danificam o fígado

 

Por ser o principal responsável pela ‘limpeza’ interna do corpo e por promover a boa sintetização da proteína e de outros nutrientes, filtrando ainda o sangue, o fígado é um dos principais pilares da boa saúde e do bem-estar geral.

De acordo com a revista "Health", são nove os fatores que podem danificar a saúde do fígado e, por isso, desencadear de uma forma direta ou indireta vários tipos de doenças hepáticas. Confira:

1 - Obesidade, pois aumenta consideravelmente o número de células gordas no fígado, deixando-o incapaz de funcionar corretamente. Quando isso acontece pode-se dar origem a casos de cirrose ou falência hepática.

2 - Consumo regular ou diário de refrigerantes, um hábito que não só promove o ganho de peso como aumenta a gordura no fígado.

3 – Ingestão constante de paracetamol, um remédio que, quando consumido em altas doses, pode causar falência hepática.

4 – Ingestão a longo prazo de esteróides anabolizantes, um hábito que pode comprometer o funcionamento do fígado e promover episódios de urina negra, dor no abdômen ou icterícia.

5 – Sofrer de hepatite B ou C, duas variantes da doença crônica que mais desencadeia câncer no fígado.

6 – Doenças hereditárias como a hemocromatose, caracterizada pela absorção elevada de ferro. Esta condição pode provocar cirrose ou uma potencial falência hepática.

7 – Doenças auto-imunes, que, por si só, levam o próprio organismo a atacar o fígado.

8 – Ser um fumante, pois este hábito não só aumenta o risco de cirrose, como também de câncer no fígado (e noutras partes do corpo).

9 – Consumir bebidas alcoólicas de forma exagerada faz com que as pessoas ganhem uma condição chamada de cicatrização do fígado, além de que aumenta o risco de cirrose e outras doenças hepáticas.

Agências

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News