29/03/2024 01:44:04

Geral
28/02/2018 07:40:00

INSS: prazo para prova de vida vence hoje e não será prorrogado


INSS: prazo para prova de vida vence hoje e não será prorrogado

Termina nesta quarta-feira (28/2), o prazo para a comprovação de vida exigida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), relativa a 2017. Dados parciais na página do órgão na internet apontam que, em fevereiro, existiam cerca de 29,7 mil aposentados em todo o Distrito Federal que ainda não tinham feito o procedimento. O INSS avisa que, quem não fizer a chamada prova de vida, terá o benefício cancelado. Essa é uma das formas que o órgão federal usa para conferir o número de beneficiários e tentar descobrir fraudes no sistema.

Não é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social e enfrentar as enormes e usuais filas. Basta procurar uma agência do banco por meio do qual o aposentado recebe o benefício. Não precisa nem ser, exatamente, a agência aonde recebe. Basta que seja uma agência do mesmo banco pagador.

A assessoria do INSS lembra que, para este ano, já começou uma nova convocação. Os aposentados estão recebendo a convocação para a prova de vida  quando acessam o banco pagador do benefício por meio da internet, por exemplo. Mas, nesse caso, o prazo é maior.

Benefício Bloqueado

“Amanhã é o prazo para as pessoas que não fizeram fé de vida [prova de vida] nos últimos três anos. Não tem como prorrogar mais”, disse, em entrevista ao programa Por Dentro do Governo, da TV NBR, da EBC. O período venceria em 31 de dezembro, mas, devido ao grande número de beneficiários que não realizou o procedimento em 2017, o prazo foi prorrogado.

“Na hora do saque do benefício, a pessoa, estando presente no banco, aparece a informação de que o benefício dela está bloqueado. Ali mesmo, ela fala com o agente bancário, levando documento de identificação com foto, o agente bancário identifica, faz o documento dizendo que ela compareceu à agência bancária para fazer fé de vida e já desbloqueia o benefício”, explicou.

Caso o beneficiário não possa procurar a agência bancária, por motivos de saúde ou por conta de uma viagem, por exemplo, ele deve enviar um procurador ao instituto. “Um procurador da pessoa, com uma procuração, deve ir a uma agência do INSS, fazer o cadastramento de sua procuração por tempo, para que a gente consiga verificar que existe esse impedimento neste momento. Para que ela tenha dois ou três meses a mais para fazer esse recadastramento”, finalizou.

*Com informações da Agência Brasil.

 

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News