26/04/2024 04:59:21

Política
24/02/2018 09:55:52

Não sou e não serei candidato à reeleição, diz Temer a rádio


Não sou e não serei candidato à reeleição, diz Temer a rádio

Por Pedro Fonseca

(Reuters) - O presidente Michel Temer afirmou nesta sexta-feira, de forma veemente, que não será candidato à reeleição, e que o decreto de intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro não foi uma "jogada eleitoral" voltada a aumentar seu cacife para o pleito de outubro.

"Eu não sou candidato. A minha intenção de hoje vai alongar-se pelo tempo todo. Eu não serei candidato", disse Temer em entrevista à Rádio Bandeirantes. "Eu não quero. Eu sou candidato a fazer um bom governo."

Desde que assumiu o governo, Temer tem afirmado que não disputará as eleições presidenciais de outubro, mas que o governo terá um candidato para defender o seu legado. Segundo o presidente, a decisão sobre quem será esse candidato será tomada no fim de maio ou início de junho.

Auxiliares próximos do presidente, no entanto, tem cogitado a hipótese de o próprio Temer ser candidato, apesar da baixa popularidade e das intenções de voto em torno de apenas 1 por cento na pesquisas. O cálculo é que Temer passaria a ser viável como candidato se sua popularidade chegar a 15 por cento e sua rejeição cair a 60 por cento, dos atuais 70 por cento, até abril.

As conversas sobre uma possível candidatura de Temer ganharam ainda mais fôlego após a decretação da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, que enterrou a impopular discussão sobre a reforma da Previdência e colocou o combate à violência no topo da agenda do governo.

Temer garantiu, no entanto, que a medida não teve qualquer motivação política. "É uma jogada de mestre, mas não é eleitoral. Você sabe que não tem nada de eleitoral nessa questão", disse, quando questionado se a intervenção seria uma "jogada eleitoral de mestre".

Apesar da negativa de Temer, o ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo, defendeu, em entrevista à revista Veja divulgada nesta sexta-feira, como "necessária" uma candidatura de Temer.

"Ele continua a dizer que não quer, mas o fato é que, como não aprovamos a reforma da Previdência, o nosso trabalho ficou incompleto", disse o ministro, que na quinta-feira já havia afirmado que Temer não é candidato "nesse momento" porque não quer.

Na terça-feira, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, já havia levantado a hipótese de o presidente ser candidato à reeleição para defender as reformas implantadas por seu governo, e também nesta semana o marqueteiro do governo, Elsinho Mouco, afirmou, em declarações publicadas em coluna do jornal O Globo, que "Temer já é candidato".

Mais tarde, em nota, o marqueteiro explicou que as declarações eram opiniões particulares, e que ele não tem alçada para "falar em nome do governo".

Em resposta a diversas declarações de que o presidente decidiu decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro de olho nas eleições de outubro, inclusive por parte do ex-presidente e pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, afirmou na quarta-feira que a "agenda eleitoral não é, nem nunca será, causa das ações" de Temer.

Na entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente afirmou ainda que não será candidato a outro cargo para manter o foro privilegiado, uma vez que é alvo de denúncias de corrupção, afirmando não ter nenhuma preocupação com as acusações "pífias" contra ele.

Yahoo Notícias

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News