24/09/2018 01:18:16

Post do Blog de
Veja outros posts
24/02/2018 09:40:00

Nós, a Montanha e o Céu

Nós, a Montanha e o Céu


Nós, a Montanha e o Céu
George W. B. Cavalcante

Viver uma velhice com altruísmo e felicidade é possível, bem mais do que corriqueiramente se imagina. E, se prestarmos atenção, perceberemos criaturas com esta atitude e perfil bem próximas de nós.

Ao longo da história, inúmeros são os exemplos famosos, senão vejamos: Cícero o grande orador romano, aprendeu o idioma grego depois dos 61 anos de idade; Cora Coralina, poetisa goiana, publicou sua obra notável aos 80; e, Bertrand Russell, já nonagenário escreveu tratados de matemática e de filosofia.

Depois dos 90 anos Pablo Picasso continuou a ser um pintor genial, mesmo na provecta idade. E, o nosso Dr. Barbosa Lima Sobrinho, emérito cronista e autor de saudosa memória, já centenário e à frente da Associação Brasileira de Imprensa, nos deu um banho de saberes e de lucidez.

Assim, entendo caber aqui, como uma luva, a seguinte citação: “Quando se escala uma montanha, quando se chega ao topo, não se encontra mais que pedras e neve. Mas, dali a vista é magnífica. Já não se pode mais subir senão, ir ao céu“. (LeClercq).

O mesmo acontece com a velhice. Porque envelhecer pode ser comparado a subir uma montanha. Uma vez que, ao se chegar ao seu ápice, tem-se uma ampla e extensa paisagem da vida, ‘à perder de vista’, e, descortinada diante de nós.

É quando podemos contemplar os muitos obstáculos que vencemos ao longo do íngreme terreno dessa existência. Enquanto aos nossos pés o que se estende o que é escalado, desde o sopé, pelos mais novos viajores dessa misteriosa jornada.

Prudente, salutar e gratificante é deixar decantar em nossos corações e mentes uma boa reflexão a respeito. E, concluir que, cabe-nos fazer com que a velhice torne-se uma realidade feliz, tanto na nossa, quanto na vida de todos os nossos semelhantes.

George W. De B. Cavalcanti

Pensador por vocação e Educador por formação



Enquete
O que você pretende do Presidente da República e dos Governadores eleitos agora em outubro?
Total de votos: 111
Google News