25/04/2024 00:35:12

Mundo
22/02/2018 07:49:00

Argentina tem primeiro caso de ameba que 'come cérebro'


Argentina tem primeiro caso de ameba que 'come cérebro'

Um menino de oito anos morreu na Argentina após contrair a Naegleria fowleri, conhecida como a ameba que “come cérebros”. Ela é conhecida por destruir o tecido cerebral.

É a primeira vez que o caso é relatado na Argentina, segundo o jornal “Clarín”. Segundo a publicação, a criança contraiu a ameba em 2017, quando nadava em uma lagoa próxima à província de Junín (a 320 quilômetros de Buenos Aires). O menino teve febre, dores de cabeça e vômitos e morreu entre cinco e sete dias depois.

 Na época, o caso foi relatado em boletim epidemiológico local, mas só foi divulgado na última semana pela Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.

A doença tem alto grau de mortalidade. Os Estados Unidos registraram 129 casos entre 1962 e 2013 – apenas dois sobreviveram.

Uma fonte do “Clarín”, Sixto Raúl Costamagna, ex-presidente da Associação Parasitológica da Argentina, acredita que a ameba tenha chegado ao país por alterações climáticas globais.

Naegleria fowleri é frequentemente encontrada em água doce, como lagos, rios e nascentes de água quente.

Esse parasita nada livremente e, em geral, entra no corpo pelo nariz, enquanto as pessoas nadam ou mergulham. Ele pode, então, chegar até o cérebro e causar uma infecção que destrói o tecido cerebral e pode causar edema e morte.

Yahoo Notícias

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News