23/04/2024 09:05:50

Leitura de Domingo
18/02/2018 08:09:00

Teologia, Compreensão e Alcance


Teologia, Compreensão e Alcance
George W. B. Cavalcante

Entendo já ser tempo de expressar o que em mim se sedimentou no copo da minha existência, por força da gravitação dos conhecimentos e memórias das civilizações, desde os primórdios da História das suas expressões religiosas.

Desde a origem e através da trajetória extensa e intensa da nossa espécie, humanos que somos, muitos deuses menores tem história e estória.  As quais emolduram seus fundamentos e preceitos, nas mais diversas tradições religiosas das civilizações em suas respectivas eras.

Mas, compreendi que, sobre tudo e todos há o O Pai de Toda Criação: O criador de tudo; o Deus cósmico. E que, esta compreensão, desde sempre, é o limiar mais avançado da teologia e religiosidade de todas as criaturas pensantes; onde quer que tenham capacidade para o raciocínio filosófico.

Entendo e sinto ser hora de se dar um salto quântico na compreensão do sagrado e do divino. Porque já nos tornamos íntimos da infinidade de recurso do espaço exterior. E, nele, seja lá qual for o indivíduo, clã, povo, nação e espécie, se torna muito pequenino; ínfimo mesmo.

Portanto não é mais tempo de mesquinharias religiosas e disputas a ferro e fogo por pedacinhos do céu. Ele é uno, infinito e muito mais generoso em recursos e vidas do que, em todos os tempos, nos sejam disponibilizados e, possamos consumir ou dar conta.

Parece-me que, importa e a fazer sentido é essa imensidão de recursos cósmicos na qual estamos inseridos e à nossa disposição. Para que, nos unamos no progresso do conhecimento, ciência e tecnologia. Fatores os quais manejamos para até aqui chegarmos.

Essencial é a interação com a consciência universal que nos originou e capacitou à Sua parceria e, à intervenção em espaço e tempo. A tecnologia apenas emula nossas capacidades porque, da fonte de informação somos receptores, em variadas condições de interação, informação e diálogo.

Similarmente numa trajetória, desde as válvulas e transistores, passando à placa de circuito eletrônico, chip e, memória em nuvem. O que resulta, enfim, em comunicação da mais avançada sintonia fina com a imensurável origem do saber.

Portanto, assumamos com razão e justiça em nossas vidas essa fascinante sintonia, cada vez mais avançada, com a Suprema Fonte do sagrado e divino. Eis que, escuta as nossas orações.

George W. De B. Cavalcanti

Pensador por vocação e Educador por formação. - Colaborador

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 39
Notícias Agora
Google News