29/03/2024 09:13:53

Polícia
07/02/2018 14:34:00

Polícia Civil terá mais 10 delegacias plantonistas durante carnaval em Alagoas


Polícia Civil terá mais 10 delegacias plantonistas durante carnaval em Alagoas
Ilustração

 

Polícia Civil de Alagoas terá, excepcionalmente, mais 10 delegacias plantonistas durante o período do Carnaval deste ano. O plano operacional foi definido por meio de portaria, assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, presidente do Conselho Superior da instituição (Consupoc) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

Além das três Centrais de Flagrantes de Maceió e das delegacias regionais, foi estabelecido no plano que vão funcionar plantonistas, durante 24 horas, em Maragogi, atendendo também as cidades de Porto Calvo e Japaratinga; em São Miguel dos Milagres, atendendo Porto de Pedras; em Atalaia, que engloba ainda Cajueiro, Capela e Maribondo.

Haverá também plantonistas extras em São José da Laje e Murici (ambas especificamente para 13 de fevereiro, dia em que desfilam grandes blocos carnavalescos nestas cidades); em Traipu, atendendo Girau do Ponciano, Olho D’Agua Grande e Campo Grande; em Coruripe, que atenderá Piaçabuçu e Feliz Deserto; e nas cidades de Piranhas e de Pão de Açúcar, nos quatro dias de folia.

Todas as regionais terão plantonistas: Matriz do Camaragibe, que engloba São Luiz do Quitunde e Passo do Camaragibe; Viçosa (Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba); Novo Lino (Colônia de Leopoldina, Flexeiras, Joaquim Gomes, Jundiá, Jacuípe e Campestre); União dos Palmares (São José da Laje, Murici, Branquinha, Ibateguara e Santana do Mundaú); Arapiraca (Lagoa da Canoa, Feira Grande, Limoeiro de Anadia e Craíbas), Palmeira dos Índios (Cacimbinhas, Minador do Negrão, Igaci, Tanque D’Arca, Quebrangulo, Belém, Coité do Nóia, Taquarana e Estrela de Alagoas).

Outras cidades

Funcionarão delegacias plantonistas ainda em São Miguel dos Campos, atendendo Campo Alegre, Boca da Mata, Anadia, Roteiro, Teotônio Vilela, Junqueiro e Jequiá da Praia; Penedo (São Brás, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Sebastião); Delmiro Gouveia (Água Branca, Pariconha, Inhapi, Canapi, Mata Grande e Olho D’Água do Casado); Santana do Ipanema (Olho D’Água das Flores, Olivença, Dois Riachos, São José da Tapera, Carneiros, Ouro Branco, Poço das Trincheiras, Maravilha e Senador Rui Palmeira), e Batalha (Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Belo Monte, Jaramataia e Major Isidoro).

Na Região Metropolitana de Maceió, além das três centrais de flagrantes, também funcionarão como plantonistas as delegacias de Barra de São Miguel, de Marechal Deodoro e de Paripueira, que vai atender também Barra de Santo Antônio. A determinação da Delegacia Geral é para que as centrais da capital registrem toda a demanda de Boletins de Ocorrência (BOs), independentemente de onde o caso tenha ocorra.

De acordo com o plano operacional, as atividades da polícia judiciária em Alagoas serão iniciadas às 8 horas, do dia 10 de fevereiro – Sábado de Zé Pereira -, com término previsto para às 8 horas, do dia 14 de fevereiro – Quarta-feira de Cinzas. Mas, as delegacias plantonistas dos municípios de Barra de São Miguel, Maragogi e Paripueira, de forma excepcional, iniciarão suas atividades no dia 9 de fevereiro, também a partir das 8 horas.

Os plantões dos delegados regionais ocorrerão em suas respectivas unidades, nos dias 9 de fevereiro a 14 de fevereiro. Já as unidades da Deplan 1, Delegacia de Homicídios e Corregedoria de Polícia Civil seguirão sua escala normal.

Os delegados que trabalharem na Deplan de Batalha responderão cumulativamente pela Deplan de Pão de Açúcar, com equipe própria em cada plantonista.

No dia 13 de fevereiro de 2018, o delegado que trabalhar na Deplan de União dos Palmares responderá cumulativamente pela plantonista de Murici.

A portaria determina que todos os plantões terão duração de 24 horas, das 8 horas às 8 horas do dia seguinte.

Todo o efetivo da instituição será mobilizado durante o plano operacional, e as equipes serão compostas por sete policiais nas plantonistas em que não houver custódia de presos, e nove policiais naquelas onde houver a custódia.

“O objetivo desse plano é oferecer completa segurança aos festejos carnavalescos em Alagoas, tanto aos alagoanos como aqueles que nos visitam, conforme é a orientação do secretário Lima Júnior, e determinação do governador Renan Filho”, disse o delegado-geral Paulo Cerqueira.

Tribuna Hoje

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News