19/04/2024 10:54:12

Especiais
07/02/2018 10:27:33

15 perguntas ridiculamente difíceis do processo seletivo do Google


15 perguntas ridiculamente difíceis do processo seletivo do Google
Ilustração

Grandes empresas como o Google costumam contratar os melhores profissionais da área e, no processo de admissão desses “gênios”, é comum que algumas perguntas desconfortáveis sejam feitas. Isso inclui questionar o desempenho escolar da faculdade para profissionais formados já há alguns anos ou fazer perguntas insanamente difíceis sem propósito aparente.

Para o alívio de quem vai disputar uma vaga no Google, boa parte dessas práticas foram banidas. Segundo a engenheira de software Gayle Laakmann McDowell, que já trabalhou na empresa e publicou o livro The Google Résumé (2011, sem tradução para o Brasil), o entrevistador que fizer essas perguntas absurdamente difíceis e desconcertantes será repreendido pelo comitê de contratação.

Leia algumas das perguntas reveladas pelo coach norte-americano Lewis Lin, autor de vários livros sobre negócios e postura empreendedora.

  1. Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar?
  2. Quanto você deve cobrar para lavar todas as janelas de Seattle?
  3. Em um país em que as pessoas preferem filhos homens, as famílias continuam a ter filhos até terem um menino. Se eles têm uma garota, eles têm uma outra criança. Se eles têm um menino, eles param. Qual é a proporção de garotos para garotas nesse país?
  4. Faça um plano de evacuação para São Francisco.
  5. Por que as tampas de bueiro são redondas?
  6. Quantos sintonizadores de piano existem no mundo todo?
  7. Quantas vezes os ponteiros do relógio se sobrepõem por dia?
  8. Explique a importância de “deadbeef” [representação hexadecimal de um número].
  9. Um homem bateu seu carro em um hotel e perdeu sua fortuna. O que aconteceu?
  10. Você precisa checar se o seu amigo Bob tem o seu número de telefone certo, mas você não pode perguntar a ele diretamente. Você deve escrever a pergunta em um cartão e dá-lo para a Eve, que vai entregá-lo ao Bob e te devolver com a resposta. O que você deve escrever no cartão, com exceção da pergunta direta, para assegurar que Bob entenda a mensagem e que Eve não possa ler o seu número de telefone.
  11. Você é o capitão de um navio pirata e a sua tripulação vai votar em como o ouro será dividido. Se menos da metade dos piratas concordar com você, você morre. O que você sugeriria para conseguir ficar com boa parte do tesouro e ainda sim sair vivo da votação?
  12. Você tem oito bolas. Todas elas têm o mesmo tamanho. Sete delas têm o mesmo peso e uma pesa um pouco mais. Como você pode encontrar a bola mais pesada usando apenas uma balança e duas pesagens?
  13. Você ganhou dois ovos idênticos e tem acesso a um prédio de 100 andares. Os ovos podem ser muito difíceis ou muito frágeis de serem quebrados. Você precisa descobrir qual é o andar mais alto desse prédio em que o ovo pode cair sem ser quebrado. A questão é quantos lançamentos você precisa fazer para saber isso. Você só pode quebrar dois ovos no processo.
  14. Explique uma base de dados em três sentenças para o seu sobrinho de oito anos.
  15. Você foi encolhido ao tamanho de uma moeda de cinco centavos de dólar e a sua massa foi proporcionalmente reduzida para manter a sua densidade. Depois, você é jogado em um liquidificador de vidro vazio. As lâminas estão prontas para começar a girar em 60 segundos. O que você vai fazer?

(Com informações de IFLScience)

Revista Galileu

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News