28/03/2024 10:18:35

Municípios
06/02/2018 08:32:00

Justiça retira 70 famílias acampadas em fazenda de União dos Palmares


Justiça retira 70 famílias acampadas em fazenda de União dos Palmares

Após determinação da Justiça, ocupantes que haviam invadido um terreno em União dos Palmares começaram a deixar o local nesta segunda-feira (5). A reintegração de posse da fazenda Serra da Laje foi determinada pelo juiz José Afrânio dos Santos Oliveira, da 20ª Vara Agrária.

De acordo com o oficial de Justiça Robert Manso, a propriedade estava sendo ocupada pelos Movimentos Via do Trabalho (MVT); Terra, Trabalho e Liberdade (MTL); de Libertação dos Sem Terra (MLST); e de Luta pela Terra (MLT). Eles estavam acampados desde o último dia 16 de novembro.

Na ocasião, o juiz já havia determinação a desocupação de forma voluntária dentro do prazo de 15 dias. Como os manifestantes se recusaram a sair do local, foi determinada a reintegração de posse em favor da dona da fazenda Serra da Laje, Clarissa Uchôa Ricardo.

Ao todo, 130 barracas foram montadas na propriedade, mas, segundo o oficial de Justiça, apenas cerca de 70 famílias estavam no local. Elas prometem ir para uma praça desocupada localizada em União dos Palmares para reivindicar a entrega de moradias por parte da prefeitura. 

"O clima está tranquilo. O Centro de Gerenciamento de Crises está conversando com os invasores e eles aceitaram sair. Eles têm casa em União, mas a maioria vai ficar na praça", afirma Robert Manso. "Segundo informações do conselho tutelar e da secretaria de assistência social de união, a maioria do pessoal, 95%, tem casa na cidade".

Para auxiliar na retirada dos pertences, dez caminhões e 50 homens foram disponibilizados pela dona da fazenda. A expectativa é que a desocupação acabe ainda nesta segunda-feira. Além do Gerenciamento de Crises, a tropa da Polícia Militar de União, o Conselho Tutelar e equipes das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

Gazetaweb



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News