28/03/2024 17:28:05

Saúde
05/02/2018 10:36:12

Como evitar diabetes tipo 2


Como evitar diabetes tipo 2
Ilustração

 

Para evitar a diabetes tipo 2, quando o pâncreas não produz insulina o suficiente para manter o nível de glicose normal, é possível tomar alguns cuidados com a saúde.

No ano passado, uma pesquisa mostrou que para cada 200 ml diários de bebidas adoçadas (como refrigerante e bebidas energéticas), o risco de diabetes tipo 2 aumenta em 20%. Beber muito álcool também pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, por reduzir a sensibilidade da insulina, desencadeando pancreatite crônica e impulsionando o ganho de peso.

Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Uma circunferência de cintura saudável é menor que 80 cm para mulheres, 90 cm para sul-asiáticos e 94 cm para homens brancos e negros.

A diabetes pode levar a cegueira, amputação dos membros, falha do rim, derrame e até morte. Por isso, em caso de suspeita da doença, procure um médico. Entre os sintomas estão: vontade de urinar mais do que o comum, principalmente durante a noite; sede frequente; cansaço extremo; perda de peso sem explicação.

A atividade física pode ajudar a afastar a diabetes tipo 2, aumentando o uso de glicose pelos músculos, estimulado um uso mais eficiente da insulina e ajudando as pessoas a perder peso. Segundo uma pesquisa de 2016, quem faz 150 minutos de atividade aeróbica moderada durante a semana tem 26% menos chance de ter diabetes tipo 2.

Além disso, dormir bem também é essencial para manter a diabetes tipo 2 longe. Afinal de contas, uma pesquisa mostrou que dormir pouco aumenta o hormônio de estresse cortisol e o estimulante de apetite grelina, enquanto reduz a proporção do supressor de apetite leptina. Segundo a Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, adolescentes entre 14 e 17 anos devem dormir de 8 a 10 horas, as pessoas entre 18 e 64 anos devem dormir entre 7 e 9 horas e os que tem 65 anos ou mais, de 7 a 8 horas.

Fontes: 
The Guardian-Seven ways ... to avoid type 2 diabetes

 

http://opiniaoenoticia.com.br



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News