16/04/2024 15:20:29

Geral
04/02/2018 11:33:17

Proposta destina 5% da receita da União para ciência e tecnologia


Proposta destina 5% da receita da União para ciência e tecnologia
Ilustração

Tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição 359/17, do deputado Roberto Freire (PPS-SP), que obriga a destinação de, no mínimo, 5% da receita corrente da União ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Esse valor deverá ser calculado depois de excluir os repasses constitucionais para estados e municípios.

Pela proposta, o recurso deverá ser usado para aplicação em custeio e capital, exclusivamente voltada ao desenvolvimento científico e tecnológico e inovação. A renda deverá ser transferida mensalmente, a partir do cálculo da arrecadação do mês anterior.

Esses 5% das receitas correntes da União devem chegar a pouco mais de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com cálculos do autor. “Embora amenize o cenário atual, nossa proposta ainda deixará o Brasil em posição inferior à da União Europeia que assegura 3% do PIB às áreas”, disse Freire.

Em março de 2017, o governo anunciou corte de 44% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), reduzindo o investimento de R$ 5,8 bilhões para R$ 3,2 bilhões. “Trata-se do menor valor disponibilizado para a área científica e tecnológica nos últimos 12 anos”, disse Freire.

De acordo com Freire, o corte deixa de atrair pesquisadores e acelera a “fuga de cérebros” – saída de cientistas do País.

As transferências mensais, segundo Freire, vão evitar a possibilidade de contingenciamento.

Tramitação

A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) quanto à sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial criada exclusivamente para analisar o mérito da PEC. Depois, seguirá para votação em dois turnos no Plenário da Câmara.

Com informações da Agência Câmara.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News