19/04/2024 02:34:53

Solidariedade
31/01/2018 00:37:59

Hemoal e Hemoar promovem Campanha de Doação de Sangue


Hemoal e Hemoar promovem Campanha de Doação de Sangue

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam segunda-feira, 29, a tradicional Campanha de Doação de Sangue para o Carnaval. A iniciativa tem a finalidade de formar um estoque estratégico para suprir a demanda de transfusões durante as prévias carnavalescas e as festas de momo.

Isso porque, durante este período, o consumo de sangue duplica, conforme dados do Centro de Processamento de Dados (CPD) da Hemorrede Pública de Alagoas. Realidade que ocorre, principalmente, no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.

“Durante as prévias e o Carnaval há aumento do consumo de bebidas alcoólicas e do grande tráfego de veículos, gerando a possibilidade de ocorrerem acidentes de trânsito, aumentando a necessidade de sangue. Por isso, a campanha é preventiva, principalmente porque só dispomos de 28% do estoque de sangue necessário, uma vez que contamos com 84 bolsas, quando deveríamos dispor de 300%, salientou a gerente do Hemoal”, Verônica Guedes.

Pré-requisitos para doar 

Segundo o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e no mínimo 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Onde doar

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, durante os sábados.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemoar, localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Extra Alagoas

 

 

 

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News