26/04/2024 14:47:44

Especiais
24/01/2018 09:56:14

Como identificar uma pessoa narcisista já no primeiro encontro


Como identificar uma pessoa narcisista já no primeiro encontro
Ilustração

Identificar uma pessoa narcisista nos primeiros estágios do namoro não é tão fácil como parece, e é por isso que tanta gente acaba em relações com esse tipo de perfil.

O narcisismo existe no espectro; é possível ter algumas características de narcisismo sem ter um transtorno de personalidade narcisista totalmente desenvolvido e diagnosticado clinicamente. Mas há alguns sinais reveladores, diz o psicólogo Craig Malkin, autor de Rethinking Narcissism: The Bad — And Surprising Good — About Feeling Special (Repensando o Narcisismo: O Ruim -- e Surpreendentemente Bom -- Sobre Sentir-Se Especial, ainda não publicado no Brasil.)

"Embora existam muitas variedades de narcisismo, há traços comuns", diz Malkin. "O que todos têm em comum é uma poderosa aversão a compartilhar uma vulnerabilidade emocional."

Quais outros traços as pessoas narcisistas têm ? Abaixo, Malkin e outros especialistas apontam seis sinais de alerta.

  1. Planejaram os mínimos detalhes do itinerário do encontro.

Você tem de dar crédito ao seu paquera: ele ou ela escolheu o restaurante, efusivamente recomendou coisas no cardápio e sabia, exatamente, qual bar vocês deveriam ir após o jantar. Pode ser bom ter alguém planejando tudo para mudar um pouco, mas narcisistas tomam a dianteira por uma razão muito particular, explica Malkin: planos sem compromisso podem fazer com que as coisas não saiam do jeito deles ? algo ao qual os narcisistas não respondem bem.

"Em vez de pedir o que querem, narcisistas muitas vezes organizam eventos para fazer com que as coisas aconteçam. Se o seu paquera insiste em planejar todo o encontro, pode ser uma experiência apaixonante, mas também poderia significar algo muito mais ameaçador: uma pessoa que exige que tudo seja feito do jeito dela."

  1. Os narcisistas te 'bombardeiam de amor'.

Você ainda está esperando as entradas, e seu paquera já detalhou todas as escapadas de fim de semana que devem planejar e como vocês se dão bem. O claro interesse dos narcisistas pode ser sedutor no início, mas cuidado: explosões de amor ? demonstrações exageradas de atenção e carinho com o objetivo de conquistar alguém ? são um marcador de narcisismo, diz Virginia Gilbert, terapeuta de casais e família de Los Angeles.

"A adoração é tão intoxicante que você pode ignorar o fato de que ainda é muito cedo para planejar um futuro juntos", diz Gilbert. "Teste de realidade: seu paquera está te 'bombardeando de amor' para te conquistar e, assim, conseguir o que quer ? muito provavelmente, intimidade física, dinheiro, contatos ou que você cuide dele."

  1. Sutilmente deixam escapar elogios humildes sobre si mesmos na conversa.

A maioria das pessoas narcisistas gosta de se gabar, mas as que se encontram no topo da escala do narcisismo encontraram formas de fazê-lo secretamente. Isso porque são especialistas em gerenciamento de impressões e aprenderam a manter a própria arrogância sob controle nos estágios iniciais, diz Tina Swithin, coach de divórcio e autora de Divorcing a Narcissist: Advice from the Battlefield (Divorciando-se de um Narcisista: Conselho do Campo de Batalha, ainda não publicado no Brasil.)

"Uma pessoa narcisista altamente qualificada pode casualmente mencionar a academia super moderna que ele frequenta ou que apenas voa de primeira classe, mas isso é feito com tal sutil sofisticação que seu alvo talvez nem registre o fato como um sinal de alerta", afirma. "A pessoa narcisista menos qualificada falará abertamente e desagradavelmente sobre seu diploma Ivy League ou sobre a metragem do novo apartamento."

  1. São rudes com os garçons.

Preste atenção em como seu flerte trata o garçom: pode ser uma indicação de como você será tratado ou tratada, alerta Darlene Lancer, terapeuta de casais e família e autora de Codependency for Dummies (Codependência para Leigos) e Dealing with a Narcissist (Lidando com um Narcisista).

"Como tratam a garçonete, o limpador de carros ou os funcionários da sorveteria? Grosseria e arrogância indicam autoestima baixa e narcisismo", diz Lancer. "A grosseria em relação ao garçom e à recepcionista sinalizam uma raiva reprimida e um comportamento exigente e, possivelmente, abusivo."

  1. Asseguram que estão buscando um amor de longo prazo, mas a maioria de suas relações tem vida curta.

Em um encontro romântico com uma pessoa narcisista, esta pode dizer que está buscando um parceiro ou parceira para toda a vida, mas parece não conseguir encontrar ninguém que valha a pena investir", explica Lancer.

"Provavelmente, seus relacionamentos muitas vezes terminaram depois do desenvolvimento da intimidade", diz. "Estão buscando a perfeição, mas, geralmente, encontram alguma falha e terminam o relacionamento para continuar sua busca."

Infelizmente, no seu caso, o problema pode estar no paquera.

"Preste atenção aos fatos negativos que as pessoas divulgam sobre seus relacionamentos", diz Lancer. "Ignore sua vulnerabilidade, exibicionismo e elogios."

  1. Querem bisbilhotar suas inseguranças, mas nunca revelam as delas.

As pessoas narcisistas farão um interrogatório para saber se você foi preterido ou preterida em uma promoção ou fazer piada sobre onde você fez faculdade, mas ficarão nervosas caso sejam igualmente colocadas numa saia justa, diz Malkin.

"Vocês dois conversarão sobre suas vulnerabilidades ou experiências difíceis que tiveram, mas eles [os narcisistas] nunca [falarão] voluntariamente sobre as próprias dificuldades", explicou. "Você sente que está se abrindo, até perceber que é a única pessoa que revelou a alma. É uma grande estratégia para que o narcisista se sinta mais forte em uma situação inerentemente desconfortável, mas isso causa um grande problema no longo prazo. Com um narcisista, provavelmente você sempre estará numa saia justa."

 

http://www.huffpostbrasil.com

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News