28/03/2024 07:00:42

Educação
23/01/2018 18:48:43

Escolas da rede estadual iniciam o ano letivo 2018 no dia 5 de fevereiro


Escolas da rede estadual iniciam o ano letivo 2018 no dia 5 de fevereiro
Divulgação

O ano letivo 2018 começa no dia 5 de fevereiro nas escolas da rede pública estadual . A notícia foi dada na Portaria 062/2018 publicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Diário Oficial do Estado (DOE) e que estabelece as diretrizes para a organização do ano letivo de 2018 das unidades de ensino estaduais.

Para conferir a publicação completa, basta acessar o Diário Oficial entre as páginas 33 e 36, ou clicarno link https://goo.gl/qBxUkC.

O ano e os períodos letivos de 2018 terão início, oficialmente, em 5 de fevereiro, para as escolas que concluíram suas atividades de 2017 até o dia 29 de dezembro, respeitando as Reuniões de Organização do Trabalho Pedagógico. É importante salientar que, mesmo que a escola não comece as aulas nesse prazo, ela deve cumprir os 200 dias de letivos.

Temas

As práticas pedagógicas voltadas para 2018 terão temas como "Revisitando Clássicos da Literatura Brasileira"; "Como as juventudes podem atuar na construção de uma nova Alagoas?"; "Ciência e Tecnologia atuando na melhoria da qualidade de vida"; "Autores e Obras da Literatura Alagoana".

Esses mesmos temas também serão trabalhados na terceira edição do Encontro Estudantil e no desfile cívico da Emancipação de Alagoas. No primeiro, as atividades artístico-culturais serão voltadas aos Clássicos da Literatura Brasileira; as ações dos grêmios e rodas de conversa têm como tema a atuação das juventudes na construção de uma nova Alagoas; e, por fim, as atividades científicas abordarão como a ciência e tecnologia estão atuando na melhoria da qualidade de vida. Já o Desfile Cívico trará homenagens aos autores e às obras da literatura alagoana.

Robótica

As unidades escolares que aderiram ao Projeto de Robótica deverão planejar e orientar atividades conforme a Portaria Nº1.721/2016. Os docentes responsáveis devem participar da formação continuada, com carga horária de 120 horas, entre março e dezembro do ano vigente.

Já as escolas de ensino médio parcial precisam enturmar 35 estudantes no contraturno para desenvolver o projeto interdisciplinar. No caso das unidades de ensino médio integral, a oferta deve ser feita de modo eletivo.

Educação Fiscal e Semana da Leitura

Outras determinações presentes na portaria são a instituição da Semana de Educação Fiscal - que deve ser realizada na segunda semana de julho - para conscientizar a sociedade alagoana, além de estimular a discussão sobre o assunto.

Já no mês de outubro, as escolas devem comemorar a Semana Nacional da Leitura e da Literatura, recaindo no dia 12 do mês, onde será comemorado o Dia Nacional da Leitura.

Avaliações

As avaliações de larga escala realizadas durante este ano letivo para os alunos da rede estadual serão: a Avaliação da Rede Estadual de Alagoas (Areal); Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA); o Programme for International Student Assessment - Programa Internacional de Avalição dos Estudantes (PISA) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Gazetaweb

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News