29/03/2024 12:27:14

Viver Bem
23/01/0218 08:35:00

Então é POR ISSO que você se sente mal depois de tomar vitaminas


Então é POR ISSO que você se sente mal depois de tomar vitaminas
Ilustração

http://www.huffpostbrasil.com

Um multivitamínico ou suplemento diário pode proporcionar uma energia extra ao seu bem-estar, mas se já engoliu um desses nutrientes alguma vez na vida e se sentiu mal logo depois, sabe que dificilmente é uma experiência prazerosa. Pode fazer com que você até mesmo abandone totalmente a dieta.

Ingerir certos tipos de vitaminas pode causar uma série de problemas gastrointestinais, segundo David Poppers, gastroenterologista do Centro Médico Langone, da Universidade de Nova York. Não é incomum ouvir queixas de dor abdominal ou desconforto, enjoo ou diarreia.

Há uma série de fatores que poderia contribuir para esses problemas estomacais quando se trata de vitaminas ou suplementos. Abaixo estão algumas razões pelas quais esses nutrientes podem estar causando efeitos colaterais:

Você está tomando vitaminas com o estômago vazio

As vitaminas que são mais ácidas naturalmente -- como a vitamina C ou folato -- podem causar náusea se são ingeridas com o estômago vazio, disse Poppers ao HuffPost.

"Existem alguns efeitos amortecedores quando as vitaminas são tomadas com um lanche ou uma pequena quantidade de comida", disse, acrescentando que alguns nutrientes são até melhor absorvidos quando ingeridos com algum alimento. No entanto, alguns suplementos funcionam melhor se consumidos sozinhos.

"Vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, ao contrário de outras, podem ser melhor absorvidas quando não ingeridas com comida", diz Poppers.

Há muito ferro em sua pílula

Multivitaminas que contêm muito ferro ou suplementos de ferro podem causar náuseas, segundo Donald Hensrud, diretor médico do Programa de Vida Saudável da Clínica Mayo. Isto é especialmente verdade se você ingere esses suplementos sem nenhum tipo de alimento.

"O ferro é interessante no sentido de que é melhor absorvido com o estômago vazio, mas é mais difícil de ser ingerido com o estômago vazio por causa da náusea", explica Hensrud. "Digo às pessoas que é melhor ingeri-lo com comida do que tentar tomá-lo com o estômago vazio, sentir-se péssimo e depois desistir de tomá-lo de uma vez por todas. Pode diminuir um pouco a absorção, mas é melhor do que nada."

Você está tomando vitaminas com outros medicamentos

Vale a pena checar o armarinho de remédios.

"As vitaminas são como remédios, pois podem ter interações entre si e com outros medicamentos que você esteja tomando", disse Hensrud. "É muito importante revisar as combinações com médicos para garantir que não existam interações prejudiciais que possam interferir com a eficácia."

Algumas pesquisas sugerem que as multivitaminas poderiam causar efeitos colaterais quando tomadas no momento em que os níveis de estrogênio estão elevados (o que poderia acontecer com anticoncepcionais), acrescenta Hensrud. Converse com seu médico sobre todos os medicamentos que esteja tomando -- inclusive os nutrientes adicionais.

O horário que você está tomando as vitaminas pode estar errado

"É importante discutir com um especialista o horário dessas vitaminas", disse Poppers. "Elas podem se complementar e podem, às vezes, interferir na absorção de uma sobre a outra."

Por exemplo, o ferro é melhor absorvido quando tomado com a vitamina C, Poppers explicou. Ingerir ferro com cálcio, no entanto, pode ter o efeito oposto.

O rótulo das vitaminas deve fornecer instruções sobre como tomá-las, além de detalhes sobre os componentes, fabricação e a porcentagem de valor diário para esse nutriente. Verifique as informações antes de ingeri-lo para averiguar o que precisa saber.

Além disso, tanto Poppers e Hensrud destacam que é imperativo conversar com seu médico ou médica antes de começar uma rotina diária de ingestão de vitaminas ou suplementos e alertá-los caso sofra efeitos colaterais. Geralmente podemos obter nossa quantidade diária recomendada por meio de uma dieta apropriada. A maioria das pessoas não precisa de uma tonelada de nutrientes adicionais, a menos que apresentem deficiência, disse Hensrud.

Um simples exame de sangue solicitado por um médico pode determinar quais são suas deficiências de vitaminas, e então recomendar a melhor opção com base nisso, Poppers explicou.

"Como a maioria das coisas relacionadas à sua saúde, tomar vitaminas pode ser muito complexo", concluiu.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News