19/04/2024 13:12:58

Especiais
07/01/2018 09:31:30

6 coisas incríveis que o seu cérebro consegue fazer


6 coisas incríveis que o seu cérebro consegue fazer
Ilustração

Revista Galileu - Você sabe o que Sigmund Freud e especialistas de neurociência têm em comum? Eles concordam que o cérebro possui uma capacidade excepcional de realizar atividades sem o envolvimento da consciência — ou seja, sem você nem perceber. Abaixo, confira algumas proezas da mente. 

Se programar para levantar
Um estudo da Universidade de Lubeck, na Alemanha, colocou voluntários para dormir à meia-noite durante três noites. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um seria acordado às nove, e outro às seis da manhã. Entretanto, com a turma das nove, os pesquisadores adiantaram o horário de despertar, e os acordaram também às seis. 

Leia também:
+ Cérebro é capaz de formar novas memórias durante o sono, diz estudo
+ Dançar pode prevenir envelhecimento do cérebro e Alzheimer, diz pesquisa

Quem foi acordado às seis da manhã teve um pico de corticotrofina — hormônio do estresse — no organismo durante quatro e meia da madrugada e seis da manhã. Já as pessoas que foram acordadas de surpresa às seis não tiveram esse problema. Para os especialistas, o inconsciente pode ativar o relógio biológico para acelerar o processo de despertar.

Tomar decisões complexas
Uma pesquisa da Universidade de Nijmegen, na Holanda, apontou que o subconsciente consegue fazer melhores escolhas do que o consciente. De acordo com a análise, se distrair do problema pode ser um bom fator porque o inconsciente consegue ir além da capacidade da memória ativa no momento da decisão. 

O resultado pode parecer ser bom demais para ser verdade. Tanto que diversos cientistas tentraram replicar o estudo, mas não tiveram sucesso. Contudo, Ap Dijksterhuis, autor da pesquisa em Nijmegen, segue confiante no diagnóstico que ele e sua equipe fizeram. 

+ Leia também: Cérebro é capaz de formar novas memórias durante o sono, diz estudo

Entender rapidamente o caráter das pessoas
No começo dos anos 1990, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pediram que voluntários dessem notas para professores de acordo com as seguintes características: competência, confiança e honestidade. Os participantes puderam observá-los por clipes de vídeos que duravam dois, cinco ou dez segundos. 

+ 5 truques de linguagem corporal pra fazer as pessoas irem com a sua cara

Os resultados previram as avaliações do fim do semestre, feitas pelos alunos. As impressões de dois segundos foram mais precisas do que as mais longas. Para os especialistas, a linguagem corporal é entendida pelo subconsciente, que consegue 'classificar' a personalidade de alguém. 

Saber onde os membros estão — sem pensar 
Graças ao inconsciente, é possível saber o que os membros do corpo estão fazendo e onde eles estão. A habilidade, chamada de propriocepção, é resultado da conversa constante entre o corpo e o cérebro. Ou seja, dos nervos e músculos e das sensações de fora do corpo. 

"O cérebro sabe onde o corpo termina e o onde ambiente exterior começa", disse Arvid Guterstam, do Instituto Karolinska, na Suécia. 

Leia também: 
+ Descubra o que a cafeína faz com seu corpo e seu cérebro
+ Estresse afeta tanto o cérebro quanto o corpo, aponta pesquisa

Desenvolver hábitos
O corpo estriado, região do cerebral, é responsável por formar hábitos recorrentes. Quando você faz algo, como dirigir ou preparar um café, o córtex pré-frontal — envolvido em tarefas complexas — se comunica com o estriado, que envia sinais para ativar movimentos.  

Com o tempo, os sinais são substituídos pela ligação do estriado com o córtex motor. Esses ciclos, junto com os circuitos de memória, permite a repetição de ações sem ser necessário o pensamento. 

Identificar sons e imagens antecipadamente
Estudos mostraram que quando as pessoas esperam que um som ou imagem apareça, o cérebro gera um sinal antecipado com sensores do córtex. 

A habilidade de estar um passo à frente é importante para entender discursos. "O cérebro continuamente prevê sons, palavas e significados que as pessoas estão tentanto produzir ou comunicar", falou Matt Davis, da Universidade de Cambridge. "Apenas notamos um objeto quando o inconsciente calcua sua importância." 

Outras pesquisas também apontaram que o cérebro consegue usar sensores para informar. Ao escutar a gravação de um discurso, por exemplo, no qual o áudio está com uma má qualidade, as palavras ficam mais claras caso a pessoa já tenha lido o termo em algum lugar. "Os sensores no cérebro estão comparando o discurso que você ouviu com o que você previu", explicou Davis. 

(Com informações de New Scientist)



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News