25/04/2024 07:40:45

Saúde
07/01/2018 09:27:41

Nove tipos bizarros de alergia


Nove tipos bizarros de alergia
Ilustração

Revista Galileu – O caso de Grace Morley é um dos mais conhecidos — e bizarros — do mundo. A jovem ficou famosa após descobrir que é alérgica a comer maçãs embaixo de bétulas, um tipo de árvore. O mais curioso é que a menina não é alérgica a maçãs nem a bétulas separadamente, apenas quando ambas estão juntas. Morley desenvolveu a reação na infância, quando brincava no jardim com os colegas.

Com os avanços da vida moderna, novas alergias foram surgindo. Hoje, pode-se até dizer que “tem alérgico para tudo” — o que complica ainda mais o estudo das origens dessas reações do sistema imunológico. Grace Morley, no entanto, não é a única pessoa a apresentar uma resposta a algo extremamente específico. Há, por exemplo, quem tenha alergia a atividades físicas. Não é só uma desculpa para faltar à academia: os alérgicos a exercícios apresentam reações fortes cerca de 30 minutos após completar alguma atividade, e os sintomas podem variar entre desconforto gastrointestinal, coceira e inchaços. Veja ao lado outras alergias surpreendentes.

Água
Poucas pessoas são como Rachel Warwick, garota britânica que tem urticária aquagênica. Ela não bebe água, toma banho ou entra no mar sem sentir algum incômodo. Ao ficar em contato com a água, seu corpo incha, coça e dói — mesmo que a substância esteja em forma de lágrima ou suor.

Sol
A fotoalergia ocorre bem antes de qualquer queimadura. Para os alérgicos ao Sol, uma curta exposição aos raios da nossa estrela causa irritações na pele, coceira e surgimento de pintinhas. A alergia normalmente afeta idosas e mulheres de 15 a 35 anos com a pele mais clara.

Filho
Algumas mulheres desenvolvem reação alérgica ao próprio filho durante a gestação. Os sintomas apresentados são coceira, irritações e erupções cutâneas. A Penfigoide Gestacional, como a alergia é chamada, pode ser tratada com medicamentos anti-histamínicos e corticoide.

Pressão
Para algumas pessoas, usar roupas apertadas e receber massagem pode ser um pesadelo. Isso porque a pele delas possui uma propriedade chamada dermografismo, e reage quando sofre algum tipo de pressão, mesmo que seja pouca. As reações são inchaços e inflamações, na maioria das vezes.

Sêmen
O fluido do corpo masculino é responsável por inchaço, coceira e até dor em algumas pessoas. Há situações tão graves que o alérgico pode ter um choque anafilático e morrer durante a relação sexual. Para os médicos, casos mais leves dessa alergia podem explicar a infertilidade de alguns casais.

Leia também:
+ Rinite: saiba mais sobre a irritação que afeta 30% dos adultos brasileiros
+ Alergia: o que é, quais as reações e como chegar ao diagnóstico

Cápsulas
A alergia a cápsulas de remédio é incomum, mas interfere na vida de várias pessoas, que só podem tomar medicações que vêm em outro formato. Por isso, as farmácias devem se certificar de que as cápsulas não sejam vendidas para clientes com esse tipo de problema.

Madeira
Dan Hill resolveu largar o emprego para realizar o sonho de ser carpinteiro. Ironicamente, tempos depois ele descobriu que era alérgico a serragem: seu corpo inchava e coçava. Por sorte, o britânico percebeu que não era alérgico ao carvalho galês, e hoje trabalha só com a madeira dessa árvore.

Roupas íntimas
A reação é disparada por conta do tecido da peça de roupa, que, na maioria das vezes, é feita de algodão ou poliéster. Os sintomas, entretanto, podem aparecer em qualquer outro lugar do corpo, não necessariamente na genitália, onde o alérgeno tem contato direto com a pele da pessoa.

Wi-fi
O DJ Steve Miller ficou famoso após ter seu caso divulgado no jornal The Sun. O britânico foi diagnosticado com alergia a ondas eletromagnéticas e a wi-fi. O “contato” com essas ondas causa grandes dores de cabeça a Miller, por isso ele fica a maior parte do tempo em casa, isolado.

*Com edição de Nathan Fernandes.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News