16/04/2024 16:35:08

União dos Palmares
04/01/2018 08:38:36

3ª Vara de União dos Palmares cumpriu todas as metas do CNJ em 2017


 3ª Vara de União dos Palmares cumpriu todas as metas do CNJ em 2017
Dr. Anderson Passos Juiz de Direito da 3ª Vara em União dos Palmares

A 3ª Vara de União dos Palmares cumpriu todas as metas estipuladas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2017 para varas criminais. O juiz Anderson Santos Passos, titular da unidade, considera que diversas práticas adotadas pela Vara contribuíram para o resultado.

A Meta 1 estipula o julgamento de mais processos do que os distribuídos dentro do ano. O  CNJ recomenda o índice de 100%, mas a unidade superou o valor, sentenciando 29% a mais do que o número de processos que entraram durante o ano (índice de 129%).

Na Meta 2, o CNJ determinava a identificação e julgamento de pelo menos 80% dos processos distribuídos até o final de 2013, tendo a Vara julgado 95,8% dessas ações.

A Meta 4 se refere especificamente aos crimes contra a Administração Pública, entre os quais a unidade julgou 80% dos processos, ultrapassando a meta do CNJ, que estipulava pelo menos 70%.

Medidas adotadas

De acordo com o juiz Anderson Passos, a união com outros órgãos foi um fator importante para o cumprimento das metas. “Houve uma parceria muito grande entre o Judiciário, Defensoria Pública, advogados e Ministério Público no sentido de realizar todos os atos processuais em uma única audiência, tendo o juiz, muitas vezes, sentenciado o réu no mesmo dia da audiência de instrução”, frisou.

Para atingir os índices, o magistrado implementou diversas medidas em 2017. A primeira consiste em designar a audiência de instrução e julgamento dos processos criminais já no momento de recebimento da denúncia. Esta iniciativa foi inclusive apresentada e aprovada como uma “boa prática” do Judiciário Alagoano.

Também foram realizadas intimações das partes e testemunhas por meio de telefone e redes sociais; acompanhamento diário do cumprimento das metas do CNJ pelos servidores; correições frequentes; além do incentivo para que fossem apresentadas as alegações finais orais em audiência, permitindo assim a proferir sentenças de maneira mais célere.

A Unidade alcançou também a maior pontuação final no Juízo Proativo 2017, com relação às varas criminais da Justiça alagoana.

 

Graziela França- Dicom TJ/AL
imprensa@tjal.jus.br - (82) 4009-3141/3240

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News