27/04/2024 01:23:31

Saúde
03/01/2018 08:24:36

Protetores solares para rosto têm só metade da proteção indicada


Protetores solares para rosto têm só metade da proteção indicada
Ilustração

Revista Galileu – A Agência Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) divulgouos resultados de testes de laboratório com dez das principais marcas de protetor solar para rosto à venda nas farmácias brasileiras. Produtos da Sundown, L'Oreal, ROC, Sunmax e La Roche Posay não ofereciam, na prática, proteção compatível com o FPS (fator de proteção solar) anunciado na embalagem. 

As consequências da exposição desprotegida ao sol vão de queimaduras superficiais ao câncer de pele, e produtos com fator de proteção mais alto, em geral, custam consideravelmente mais caro. A Proteste já informou os resultados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e pediu a interrupção imediata da venda dos produtos. 

A discrepância máxima no grau de proteção contra raios UVB permitida pela Anvisa é de 17%. Nesse quesito, o produto mais bem avaliado foi o da Nívea, e o pior foi o La Roche Posay, com 42% de variação entre o prometido e o entregue. 

Os raios UVB atingem a camada mais superficial da pele e são responsáveis por vermelhidão e queimaduras leves. Na prática, o que um FPS 15 ou 30 indica é que o sol levará 15 ou 30 vezes o tempo que levaria normalmente para causar o mesmo dano à pele

O Nívea também foi melhor nos testes de proteção contra raios UVA, que atingem as camadas mais profundas da pele. Esse tipo de radiação é a principal responsável pelo envelhecimento precoce e pelo bronzeamento.

A legislação brasileira determina desde 2012 que a proteção UVA de um filtro solar seja pelo menos um terço de seu FPS (em protetor solar de FPS 60, por exemplo, a proteção contra UVA deve ser no mínimo 20).

A Protege já analisa protetores solares há alguns anos, mas essa foi a primeira análise dedicada integralmente às versões para o rosto. 

ATUALIZAÇÃO: A Sociedade Brasileira de Dermatologia divulgou nota de esclarecimento sobre o estudo. Segundo a associação, os resultados mostrados pela PROTESTE devem ser analisados com cautela. "A metodologia utilizada para realização de testes com protetores solares deve ter rigorosa comprovação científica. Variações de métodos podem produzir resultados díspares, levando a conclusões equivocadas."

A SBD reforça ainda que o uso de protetores é de extrema importância, especialmente no Brasil, onde a incidência do câncer da pele é alarmante. 
Leia a nota na íntegra aqui

A L'Oreal também se pronunciou sobre os testes. Veja a nota de esclarecimento na íntegra:

A L’Oréal refuta, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhece os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos.

A L’Oréal reafirma seu compromisso com a saúde da população brasileira e fornece produtos seguros e de alta eficácia. Todos os testes de nossos produtos solares – em particular os referentes a segurança e eficácia – foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente.

Ao contrário da Proteste, a L’Oréal apresenta, com total transparência, as análises feitas por laboratórios independentes e de reconhecimento mundial, utilizando as metodologias ISO 24444:2010 (FPS) e ISO 24442:2011 (PPD).

Os testes dos produtos Anthelios XL Fluide FPS 70 (La Roche-Posay) e Solar Expertise Invisilight FPS 50 (L’Oréal Paris), que foram feitos nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, apresentam resultados absolutamente divergentes dos informados pela Proteste, conforme abaixo:

Resultados:
- Anthelios XL Fluide FPS 70
(testes realizados pelo Laboratório Dermscan):
FPS = 85,4
UVA: 44,5

- Solar Expertise Invisilight FPS 50
(testes realizados pelos Laboratórios IEC France e Poland Dermscan):
FPS = 58,9
UVA: 23,2

+ Leia também: Seu protetor solar está matando os recifes de corais


Utillidade Pública


Procura-se

Cachorra  da raça  pincher

Bairro: costa e Silva

atender por Chloe ,pincher caramelo,ela foi vista na frente da Praça  Santa Quitéria.

Gratifica-se quem o encontrar. Desaparecida em 31-12-2017

Armamdo 999916007 - Juliana 993358293

Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News