29/03/2024 11:55:41

Leitura de Domingo
24/12/2017 08:20:28

Conheça 5 hábitos tão letais quanto o cigarro, segundo a ciência


Conheça 5 hábitos tão letais quanto o cigarro, segundo a ciência
Ilustração

Revista Galileu – O cigarro é considerado vilão da saúde por diversos motivos. Cientistas, contudo, não consideram o hábito de fumar como o grande mal do século 21. O sedentarismo, por exemplo, pode ser tão prejudicial quanto o consumo do tabaco.

Confira algumas práticas que podem trazer riscos, de acordo com a ciência

Solidão 
O crescimento da internet e redes sociais diminuíram o contato físico entre as pessoas. Inclusive, o médico Vivek Murthy classificou a solidão como uma epidemia mundial. 

+ A solidão faz as pessoas se tornarem egoístas, afirma pesquisa

Uma professora da Universidade de Brigham Young, nos Estados Unidos, conduziu uma pesquisa que mostra como a solidão é responsável por um mal equivalente a fumar 15 cigarros por dia. 

Ficar muito tempo sentado 
Um estudo de 2014 apontou que ficar sentado o dia inteiro aumenta o risco da pessoa ter câncer. Pesquisadores analisaram quanto tempo 4 milhões de pessoas ficavam sentadas vendo TV e trabalhando. A cada duas horas na mesma posição, há o aumento da possibilidade de cancer de cólon, de endométrio e do pulmão. 

Insônia 
O Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos classificou a privação de sono como um problema de saúde. O professor Valery Gafarov, da Organização Mundial da Saúde, notou que dormir pouco aumenta o risco de derrames e ataques do coração em níveis semelhantes a quem fuma. 

+ 3 dicas psicológicas para lidar com a insônia

Bronzeamento artificial 
Em 2014, cientistas publicaram um estudo no periódico JAMA demostrando que o bronzeamento artifical é responsável por maior possibilidade de influenciar o câncer de pele do que os malefícios do cigarro em relação ao câncer de pulmão. 

+ Tomar sol faz bem para a sua saúde mental

Dieta não balanceada 
Comidas processadas, cheias de açúcar e com gorduras saturadas aumentam os riscos das pessoas terem doenças fatais. Em 2016, estudiosos pesquisaram a taxa de mortalidade de dietas com poucas variações de nutrientes. O resultado indicou que a alimentação não balanceada apresenta níveis perigosos maiores de quem fuma, bebe e faz sexo sem proteção. 

+ 13 mentiras sobre dieta que você não precisa mais acreditar

(Com informações de Science Alert)

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News