26/04/2024 14:05:57

Brasil
23/12/2017 15:03:37

Procuradores alertam que '2018 será batalha final da Lava Jato'


Procuradores alertam que '2018 será batalha final da Lava Jato'
Ilustração

Yahoo Notícias - Procuradores do Ministério Público Federal que atuam na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba anunciaram nesta segunda-feira, na capital fluminense, que 2018 será um ano crucial para o combate à corrupção no Brasil.

O ano de "2018 é a batalha final da Lava Jato porque as eleições determinarão o futuro da luta contra a corrupção do nosso país". Os próximos "deputados federais e senadores determinarão se existirão ou não retrocessos na luta contra a corrupção e se existirão reformas e avanços que possam nos trazer um país mais justo com índices efetivamente menores de corrupção e de impunidade", declarou o procurador Daltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.

Daltan Dallagnol fez questão de destacar que nenhum dos investigadores tem pretensões eleitorais.

Em uma carta em que pedem o apoio da sociedade ao combate à corrupção, os procuradores lembram o recente incidente envolvendo a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que libertou os deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Mello e Edson Albertassi, todos do PMDB, contrariando uma decisão judicial.

A decisão da Alerj ocorreu um dia após decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) de decretar a prisão dos três políticos por envolvimento em crimes investigados pela Operação Cadeia Velha.

"Isto é um alerta do que está por vir se nada mudar", declarou Dallagnol.

O documento cita ainda os ataques de políticos para defender a impunidade de corruptos e pede que a população vote em "candidatos que apoiem efetivamente a agenda anticorrupção".

Os procuradores alertam ainda para a pressão política contra a redução do foro privilegiado e a delação premiada, qualificada como "um dos mais importantes instrumentos de investigação" pelo procurador José Augusto Vagos.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News