25/04/2024 16:07:45

Saúde
22/12/2017 10:35:36

Boca seca ou xerostomia: conheça as principais causas e como prevenir


Boca seca ou xerostomia: conheça as principais causas e como prevenir
Ilustração

Notícias ao Minuto – De acordo com a dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Cynthia Regina Figueiredo, a boca seca ou xerostomia pode ser definida pela quantidade insuficiente de saliva para manter a cavidade bucal úmida ou hidratada. “O mal prejudica a mastigação, deglutição e digestão dos alimentos, e a proteção dos dentes e gengivas contra cáries e mau hálito. Seus principais indícios são: secura da boca e garganta, lábios trincados, sensação de queimação, cáries, halitose e dificuldade para mastigar, deglutir e sentir o sabor dos alimentos”, explica.

A diminuição do fluxo salivar está relacionada a diversas causas, como, por exemplo, menopausa, diabetes, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de medicamentos (diuréticos, anti-histamínicos, antieméticos, anti-hipertensivos, sedativos entre outros). A xerostomia pode ser sintoma de doenças autoimunes e tratamentos, como a radioterapia e quimioterapia que afetam as glândulas salivares, lacrimais e outros órgãos.

O diagnóstico é feito por meio do relato do paciente sobre os sintomas, exames clínicos ou laboratoriais para analisar o fluxo da saliva e as glândulas salivares. “Qualquer faixa etária pode apresentar o problema através dos agentes causadores”, comenta.

A única alternativa para curar a boca seca é tratando suas causas, por isso a especialista indica algumas medidas. “Quando a motivação for o uso de medicamentos, o médico responsável pelo acompanhamento poderá ajustar sua dose ou realizar a substituição adequada de acordo com o tratamento, se possível. É recomendável o uso de gomas de mascar sem açúcar para estimular o fluxo salivar. Existe, também, a saliva artificial usada para manter a boca hidratada e umedecida”, explica a profissional.

Evitar a ingestão de café, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas e tabaco, bem como beber água ao longo do dia, contribuem para minimizar a boca seca. “Vale ressaltar, que sem os efeitos de limpeza da saliva, a cárie e outros problemas de saúde bucal podem se desenvolver com mais facilidade. Portanto, o cuidado com a higiene dos dentes e gengivas é primordial”, conclui.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News