20/04/2024 02:24:17

Geral
21/12/2017 20:17:29

Fundeb e gestão hídrica são destaques na CDR em 2017


Fundeb e gestão hídrica são destaques na CDR em 2017
Senadora Fátima Bezserra

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) promoveu, ao longo do ano de 2017, um total de 38 reuniões, além de nove eventos externos. A informação é destacada no relatório anual da comissão, presidida pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN) e foi reafirmada em entrevista à TV Senado.

Do total de reuniões, 15 foram deliberativas, quando ocorre a aprovação de projetos, e 13 foram destinadas a audiências públicas, quando ocorrem debates com a sociedade civil acerca de temas relacionados à pauta da comissão. A comissão ainda aprovou 14 projetos, sendo 10 de iniciativa de senadores e quatro de origem da Câmara dos Deputados.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e sua importância para o desenvolvimento regional foi tema de um ciclo de debates da comissão. A CDR também debateu a situação financeira dos municípios, principalmente dos pequenos e médios, e o impacto dessa realidade no desenvolvimento regional. O fechamento de mais de mil agências de bancos postais dos Correios em todo o Brasil também foi tema de audiência da comissão.

Entre os projetos aprovados em 2017, está o que cria áreas de livre comércio nos municípios de Pimenteiras do Oeste, Costa Marques e Cabixi, no estado de Rondônia (PLS 351/2017). Também foi aprovada a proposta que estabelece normas de segurança e de manutenção em brinquedos de parques infantis (PLC 159/2015) e a que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os produtos elaborados na Amazônia Ocidental com matérias-primas de origem regional (PLS 210/2010).

Rio São Francisco

Um tema que mereceu a atenção da comissão neste ano foi a situação do Rio São Francisco. A audiência pública realizada no dia 23 de agosto, serviu para debater a retomada das obras do Eixo Norte e do Ramal do Apodi, que fazem parte do projeto de integração do rio, bem como o programa de revitalização. A conclusão desses ramais é considerada muito importante para levar água para o interior do Rio Grande do Norte. Outra audiência pública, realizada em 6 de dezembro, discutiu a integração do Rio Tocantins com o São Francisco.

A CDR também promoveu nove eventos externos, sendo seis ciclos de debates, um seminário e duas visitas técnicas. Uma dessas visitas ocorreu no mês de junho, para a comissão conhecer as obras de integração das bacias do São Francisco nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Outra visita técnica a Apodi (RN) ocorreu no mês de outubro.

Na última quarta-feira (13), a comissão aprovou seu relatório de avaliação da política pública sobre segurança hídrica e gestão de águas nas regiões Norte e Nordeste. Uma das conclusões é que a revitalização do Rio São Francisco é essencial para o sucesso do projeto da transposição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News