28/03/2024 07:42:38

Meio Ambiente
21/12/2017 09:08:59

Verão começa nesta quinta; estação terá águas mais frias e menos calor


Verão começa nesta quinta; estação terá águas mais frias e menos calor
Ilustração

Notícias ao Minuto – O dia mais longo de 2017 será esta quinta-feira (21), data que marca o início do Verão no Hemisfério Sul. A partir das 14h28 (hora de Brasília), começa a estação das altas temperaturas. A previsão do tempo, no entanto, é um pouco diferente para este ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que acredita que o país enfrentará meses de águas frias e menos calor. O motivo é o fenômeno La Niña. Conforme o Inmet, as águas terão temperaturas mais frias em todo o Pacífico Sul, começando na costa do Peru e seguindo por 10 mil km. "Essas águas mais frias geram circulações na América do Sul", disse Expedito Rebello, coordenador do instituto, ao G1.

+ Fundo Amazônia recebe R$ 271,2 milhões de Noruega e Alemanha

O mar ficará mais frio até março, principalmente, no Sudeste e no Centro-Oeste, além de parte do Norte. A expectativa dos especialistas é que o fenômeno cause também mais chuvas.

A exceção é o Nordeste. O Oceano Atlântico estará um pouco mais frio do que a média, o que deve prejudicar ainda mais a precipitação de chuvas na região. "Estamos, desde 2012, com chuvas bem abaixo da média no Nordeste. Provavelmente vamos manter isso de ter chuvas abaixo do normal". No Sul do Brasil, o clima ficará irregular. Com chuvas em poucos dias e logos períodos de estiagem. Fevereiro será o mês mais quente em todo o Brasil.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News