29/03/2024 05:06:49

Saúde
14/11/2017 09:21:00

Médicos mudam protocolo de análise do colesterol; veja as novas medidas


Médicos mudam protocolo de análise do colesterol; veja as novas medidas
Ilustração

Notícias ao Minuto - Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais da metade da população brasileira sofre com a alta taxa de colesterol ruim e o pior é que mais de 60% não cheganem a saber a situação em que se encontra a própria saúde. Por isso, a SBC alterou os valores de referência para colesterol e triglicérides, para os pacientes com perfil de alto risco, como aqueles que já passaram por problemas cardiovasculares graves, entre eles, infarto e derrame. Segundo o cirurgião cardíaco de São Paulo, Dr. Élcio Pires Júnior, os pacientes com risco cardíaco muito alto devem ter o índice abaixo de 50 miligramas por decilitro de sangue, o que antes estava taxado em 70 miligramas. “Com a mudança, muitos brasileiros passaram a ter colesterol acima do considerado saudável, já que o limite diminuiu”, completa o especialista.

7 doenças que não têm (ainda) explicação científica

Ainda segundo o médico, essa mudança foi muito importante, principalmente, para os pacientes que sofreram algum tipo de doença cardíaca anteriormente. “Muitas pessoas que já passaram por um tratamento cardíaco, enxergavam o limite de 70 miligramas e se estivessem abaixo do valor nem se preocupavam em procurar ajuda médica. Atitude que intensifica as chances de desenvolver mais doenças do coração", alerta o cirurgião cardíaco.

Confira abaixo, os novos parâmetros:

LDL - Colesterol ruim:

Antigo - Pessoas com risco cardíaco alto devem ficar abaixo de 70 mg/DL.

Novo- Pessoas com risco cardíaco muito alto devem ficar abaixo de 50 mg/D.

Colesterol total

Antigo - Desejável: abaixo de 200 mg/DL.

Novo - Desejável: abaixo de 190 mg/DL.

HDL - Colesterol bom

Antigo - Desejável: acima de 60 mg/DL

Novo - Desejável: acima de 40 mg/DL

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News