28/03/2024 05:56:33

Maragogi
11/11/2017 08:51:22

Surgimento de cascavéis em Maragogi é investigado pelo IMA


Surgimento de cascavéis em Maragogi é investigado pelo IMA
Ilustração

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram em Maragogi, nessa quinta-feira (9), para verificar denúncias sobre o aparecimento de cobras venenosas na região. As informações davam conta de uma possível criação e soltura irregular. A fiscalização aconteceu na residência da pessoa denunciada. Entretanto, não foi identificada nenhuma cobra, nem indícios de criação dos animais em questão.

De acordo com informações de técnicos da Sesau, houve também o relato de que três pessoas teriam se acidentado e de que alguns animais teriam sido mortos pela população. Diante disso, a Sesau organizou um ciclo de capacitação com os agentes de saúde do município, além de uma investigação junto às pessoas que foram acidentadas e a disponibilização de soro antiofídico no Hospital de Porto Calvo.

Segundo o gerente do setor de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do IMA/AL, Epitácio Correia, a situação é incomum, porém não impossível de acontecer. “O aparecimento de uma quantidade significativa de cascavéis em um bioma que naturalmente não é o bioma de predileção da espécie não é comum. Isso é que está chamando a atenção”, diz.

Em Alagoas, as cobras cascavéis ocorrem mais comumente nas regiões da caatinga e no agreste. As investigações no município de Maragogi sobre o surgimento das cobras terão continuidade, junto com o Ibama, o BPA e em parceria com a Sesau, para que se possa encontrar uma solução para o problema.

Fonte: Tribuna Hoje com Agência Alagoas



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News