28/03/2024 16:00:52

Educação
03/11/2017 15:35:42

Mais De 118 Mil Candidatos Fazem Enem Neste Domingo Em Alagoas


Mais De 118 Mil Candidatos Fazem Enem Neste Domingo Em Alagoas
Divulgação

Muricionline - O grande dia está chegando: neste domingo, 6,7 milhões de brasileiros participam da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que, este ano, acontece em dois domingos consecutivos (o próximo será no dia 12). Em Alagoas, 118.724 candidatos farão as provas do exame e, nesta sexta-feira (3), das 14h às 21h, no Cepa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove uma última revisão para dois mil alunos da rede estadual.

 O aulão, que acontece por meio de uma parceria com a Faculdade Cesmac e o Clube do Fera, trará dicas e esclarecimentos de ciências da natureza, matemática, linguagens, redação e humanas para estudantes de escolas estaduais da capital, ligadas a 1ª e 13ª Gerências Regionais de Educação (Geres). Na última segunda-feira (30), 700 estudantes da região sul também participaram de revisão promovida pelas 2ª Gere em São Miguel dos Campos.

 Enem em AL

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 118.724 candidatos farão as provas do Enem em Alagoas. O exame será serão aplicado em 26 municípios: Maceió, Arapiraca, Água Branca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Igaci, Marechal Deodoro, Olho d’Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

 Em comparação com 2016, quando o estado teve 143.750 participantes, houve uma redução de 17,4% no número de inscritos no Enem– fato que ocorreu em todo o Brasil, visto que, este ano, o Enem não servirá mais para fins de certificação de conclusão do ensino médio, atribuição que agora cabe ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas do Encceja serão aplicadas no dia 19 de novembro.

 Ainda de acordo com o Inep, 60,7% dos participantes alagoanos são mulheres e 39,3% são homens. Destes participantes, 23,4% são pagantes, 60,1% são isentos de pagamento em função de lei/decreto e 16,4% possuem gratuidade automática por estarem concluindo o ensino médio na rede pública este ano.

 Horários

Em Alagoas, os portões abrem às 11h e fecham às 12h (horário local), com as provas começando às 12h30 (horário local). No dia 5, no horário local, as provas serão aplicadas até 18h (em virtude da redação) e, no dia 12, até às 17h. É obrigatório levar documento de identificação original com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Reservista ou Carteira de trabalho e Previdência Social) e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

 No dia 5, serão aplicadas, além da redação, as provas de Linguagens e Ciências Humanas, enquanto, no dia 12, será a vez das provas de Ciências da Natureza e Matemática. As provas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, terão, cada uma, 45 questões objetivas, enquanto a redação deverá ter, no máximo, 30 linhas.

Com Agência Alagoas 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News