28/03/2024 21:52:33

Alagoas
01/11/2017 17:09:36

3.500 alagoanos correm o risco de perder a habilitação


3.500 alagoanos correm o risco de perder a habilitação
Ilustração

TNH1 - Cerca de 3.500 motoristas alagoanos correm o risco de perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em breve. Eles estão respondendo a processos no Detran de Alagoas que podem resultar na suspensão do documento, segundo dados coletados junto ao órgão no dia 31 de outubro.
As principais causas desses processos são: o acúmulo de multas e, a grande maioria, é associada ao flagrante de embriaguez ao volante.
“São vários os motivos, mas os principais são o acúmulo de 20 ou mais pontos pelo condutor, infrações de alcoolemia e a recusa de fazer o teste do etilômetro, o popular teste do bafômetro”, explicou ao TNH1 o chefe de Controle de Infrações do Detran, Daniel Celestino.
Ele explicou ainda que o número de condutores sob risco de perder a habilitação pode variar de acordo com o andamento dos processos e julgamento de recursos. “Hoje são aproximadamente 3.500, mas amanhã podem ser 3.600 ou ainda 3.400, não há como precisar exatamente”, explicou.
Penalidade para acúmulo de multas aumenta a partir de hoje
A partir desta quarta (1), o infrator que somar, no período de 12 meses, 20 pontos em decorrência de transgressões às leis de trânsito, terá a CNH suspensa por no mínimo seis meses. Se houver reincidência, a suspensão mínima será de oito meses, podendo chegar a 2 anos. Caso o infrator seja flagrado dirigindo após ter sua habilitação suspensa, a penalidade será de cassação da carteira de motorista.
Também está prevista a cassação da carteira em situações como:
- dirigir ou permitir que dirijam veículos em categorias diferentes daquela para a qual o motorista foi habilitado;
- disputa de corrida ou promoção, em vias públicas, de competição, eventos, exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo sem permissão da autoridade de trânsito;
- fazer uso de veículos para demonstrar ou exibir manobra perigosa, ou fizer arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus (os chamados cavalos de pau).
Consulta
Caso o motorista tenha dúvidas sobre a situação da sua CNH ele pode consultar no site do Detran do Estado que expediu o documento. Em Alagoas basta acessar o link para realizar qualquer consulta relacionada ao documento.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 94
Notícias Agora
Google News