28/03/2024 06:09:09

Saúde
26/10/2017 10:05:16

Açúcar torna os tumores cancerígenos mais agressivos, aponta estudo


Açúcar torna os tumores cancerígenos mais agressivos, aponta estudo
Ilustração

Notícias ao Minuto - Depois de nove anos de pesquisa, os cientistas da instituições belgas Vlaams Instituut voor Biotechnologie (VIB), Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven) e Vrije Universiteit Brussel (VUB) conseguiram esclarecer como o efeito de Warburg – um fenômeno em que as células cancerígenas quebram rapidamente os açúcares – estimula o crescimento e a agressividade tumorais.

Apesar de a ligação entre o consumo de açúcar e o câncer já ter sido muito estudada, até agora não ficou claro se este fenômeno é um sintoma ou uma causa do câncer. Este novo estudo, publicado na revista científica Nature Communications, traz novas provas da correlação positiva entre o açúcar e a potência oncogênica nas células cancerígenas. Isto pode trazer bases para novos estudos e ter um grande impacto nas dietas personalizadas para os doentes com câncer, segundo esperam os cientistas.

Jejum intermitente tem como objetivo melhorar a saúde, não emagrecer

"A nossa pesquisa revela como o consumo de açúcar hiperativo de células cancerosas leva a um círculo vicioso de estimulação contínua do desenvolvimento e crescimento do câncer. Portanto, é capaz de explicar a correlação entre a força do efeito de Warburg e a agressividade do tumor. Esta ligação entre o açúcar e o câncer tem consequências radicais", afirma o professor Johan Thevelein, segundo o site Independent.

 

 

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News