28/03/2024 06:54:06

03/10/2008 00:00:00

Especiais


Especiais
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL), desembargador Estácio Gama, falou em entrevista ao Bom Dia Alagoas desta sexta-feira (03), como deve ser o comportamento da população durante as eleições, que acontecem neste domingo (05). A dois dias do pleito, o desembargador afirma que todos podem ficar tranqüilos, devido ao fato das urnas serem preparadas contra a possibilidade de violação.

“Em caso de violação, elas deixam de funcionar automaticamente, e na hora em que as sessões são abertas, elas são verificadas. Todas as urnas foram lacradas com a participação dos partidos, e inclusive qualquer pessoa pode assistir ao processo”, afirmou Estácio. “Mas se contatado qualquer tipo de irregularidade, as denúncias podem ser feitas a qualquer momento”.

O desembargador comentou também sobre a proibição da entrada de crianças nas sessões, para evitar possíveis observações de candidatos. “Foi observado que alguns menores estavam agindo como observadores de candidatos, por isso, junto aos colegas do TRE, resolvi fazer a proibição. É bom que as pessoas saibam o que não é permitido durante as votações. Nem máquina, nem celular. Se for observado pelos fiscais, a pessoa será instada a entregar. Já a cola não é proibida, nem o uso de camisas de candidatos. Mas não será permitido o agrupamento de eleitores para fazer boca de urna. Isso é crime eleitoral”, relatou.

Em relação a uma possível fraude com participação dos mesários – votando por quem não votou –, o presidente do TRE diz ser “possível”. “Essa é uma preocupação minha. Tudo é possível, e nós temos justamente que tentar evitar essa possibilidade. Convocamos as pessoas para fiscalizar junto conosco.” Já para os turistas, além de existirem seções especiais, há a possibilidade de justificar o voto – um dos locais para isso é o próprio Aeroporto Zumbi dos Palmares. “Basta preencher a guia”, afirmou Estácio Gama. Os portadores de necessidades especiais poderão entrar acompanhados até o local de votação.

No domingo, fica proibido qualquer tipo de manifestação. Caso isso ocorra, qualquer pessoa pode efetuar a denúncia, procurando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL) ou Polícia Federal (PF), entre outras entidades.
 
com gazetaweb // tcgazeta


Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News