24/04/2024 08:02:09

01/10/2008 00:00:00

Municípios


Municípios

Tirar o Estado da zona de risco desconhecido para a febre aftosa é prioridade para a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), que inicia, nesta quarta-feira, dia 1°, mais uma etapa da campanha de vacinação do rebanho alagoano.

A campanha, obrigatória para bovinos e bubalinos, acontece até o dia 31. A Adeal espera superar os índices de cobertura vacinal atingidos nas etapas anteriores. “Os resultados das últimas campanhas foram ótimos. Mas o produtor não pode achar que seu dever foi cumprido e deixar de vacinar. Esse é um trabalho contínuo. O Estado precisa manter os bons números”, adverte Hibernon Cavalcante, diretor-presidente da Adeal.

Em 2007, os índices das duas etapas da campanha, realizadas em abril e outubro, ficaram em torno de 93%. Em abril deste ano, a cobertura vacinal cresceu para aproximadamente 94%. A exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que a vacinação supere 80% em todos os municípios.

Após a vacinação, o criador tem ainda que fazer a declaração. Ela deve ser feita com a nota fiscal de compra da vacina, até 15 dias depois do término da campanha, no escritório da Adeal mais próximo à propriedade. Para quem não cumprir as exigências as multas são de R$ 162,00 pela não vacinação e R$ 486,00 pela não declaração. Além disso, os animais ficam proibidos de transitar e participar de eventos.

Esta etapa da campanha traz novidades. Seguindo a Instrução Normativa n° 44, do Ministério da Agricultura, a Adeal adverte aos criadores que durante o mês de outubro só poderá ser retirada a Guia de Trânsito Animal (GTA) para bovinos e bubalinos que já tenham sido imunizados nesta etapa da campanha.

Sem o documento os animais não podem participar de feiras de gado nem transitar de uma propriedade a outra. “Para evitar problemas os produtores devem procurar vacinar seus animais logo no início da campanha. Quem deixar para o final terá uma restrição na movimentação”, alerta Hibernon Cavalcante. Em caso de dúvidas a respeito da vacinação o criador pode procurar o escritório da Adeal em sua região ou ligar para 0800 82 0040.



Fonte: Agência Alagoas

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News