25/04/2024 02:30:30

30/09/2008 00:00:00

União dos Palmares


União dos Palmares

O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Alagoas (INCRA), Gilberto Coutinho está em reunião desde o início da tarde desta terça-feira, 30, na sede do órgão, na praça Sinimbu, com cerca de 30 representantes do assentamento Santa Maria Madalena, localizado na fazenda Limão, no limite entre os municípios de União dos Palmares e Joaquim Gomes.

Segundo o superintendente-adjunto, Estevão Oliveira, os assentados reclamam obras de infra-estrutura para os assentamentos, principalmente a construção de uma estrada de acesso à fazenda. “Essa estrada está orçada em R$ 180 mil que dependem da descentralização de recursos do governo federal para que sejam liberados”, afirmou Oliveira. No entanto, o Incra já encaminhou o projeto da obra para licitação, segundo explicou Oliveira.

Este ano, a prioridade dos recursos federais é para o programa Territórios da Cidadania, cerca de 80% do orçamento geral. Ainda assim, Estevão Oliveira afirmou que dos 13 assentamentos da CPT no Estado, metade já está sendo atendida pelo Territórios da Cidadania, o que inclui obras de infra-estrutura, como estradas e abastecimento de água. “Hoje, a CPT é o movimento mais contemplado, proporcionalmente, pelo programa”, afirma Oliveira.

Os assentados do movimento também estão tendo acesso a ações de educação por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Um convênio já foi firmado ente o Incra e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), contemplando assentamentos da CPT.

Ao todo, cerca de 60 assentados vieram a Maceió para esta reunião com o Incra. Segundo o coordenador estadual da CPTM, Jailson Tenório, alguns ficaram na praça Sinimbu e outros aproveitaram para resolver pendências pessoais no comércio.

Fonte: Assessoria



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News