29/03/2024 11:57:02

27/09/2008 00:00:00

Educacao


Educacao

Dos 14 milhões de analfabetos do Brasil, 76% têm mais de 40 anos. Isso totaliza 10,8 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E somente 23% delas estão matriculadas em algum curso para jovens e adultos.

A vontade de aprender é grande, mas pra chegar até a sala de aula, os adultos enfrentam obstáculos. A distância da escola é o que separa Vera Lúcia Coelho e várias outras pessoas de sua comunidade no Rio de Janeiro do ensino. “Falta uma escola aqui perto. Na hora que tiver escola aqui, vou aprender mesmo”, afirma.

Celso Pereira tem outra dificuldade: apesar de ter a escola por perto, teve de parar os estudos cinco vezes. “Sempre tive que trabalhar, não tinha como me manter e tinha que enfrentar o dia-a-dia”, conta. 

Manter os alunos na turma é um desafio para a professora Sandra Maria Guimarães: dos 58 matriculados, 13 já saíram. “As dificuldades geralmente são as mesmas: trabalhar o dia todo, falta de tempo, cansaço”, diz.

Para a educadora Denise Cordeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a instituição de ensino precisa se adaptar a estes alunos. “A escola tem de abarcar mais essa cultura popular, as experiências que os sujeitos têm. É preciso ler para poder escrever um bilhete, é preciso ler para ter acesso à Bíblia. A linguagem da escola precisa se modificar para atender o seu público”, afirma.

Ciente da importância da alfabetização, Dona Edir Teixeira quer construir, na própria casa o curso para adultos que não existe na comunidade. Ela mesma faz questão de ensinar. “As pessoas precisam ser alfabetizadas porque com a alfabetização elas ficam libertas.”

com G1

 

 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News